quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Novo complexo de arte para a Cidade do Cabo, a partir de silos de betão

Da autoria de Thomas Heatherwick, Cape Town art complex
Vista interior do átrio
(foto retirada de http://www.dezeen.com/)

A cidade do Cabo, na África do Sul, vai ver construído um grande complexo cultural que irá dinamizar a cidade e atrair visitantes a nível mundial.
O projecto, a cargo do Arquitecto Thomas Heatherwick, visa transformar 42 silos de betão de 33 metros de altura, que se encontram desactivados desde 1990, num complexo de arte que abrigará permanentemente o Museu de Arte Contemporânea de Zeitz África (Zeitz MOCCA).
O projecto de 9 andares e 9.500m2, contempla 6.000m2 de espaços para exposições distribuídos em 80 galerias diferentes, espaços educativos, espaços de restauro e conservação de obras de arte, salas de leitura, um restaurante, um café e um fantástico jardim na cobertura.
O projecto esculpe galerias ligadas a partir de um átrio central luminoso graças ao telhado em vidro. As outras caixas de silos são esculpidas acima do solo, em que as paredes exteriores arredondadas permanecem intactas e no seu interior os cubos brancos transformam-se em espaços de galeria.
Segundo  Thomas Heatherwick, este foi um grande desafio arquitectónico.
Os silos de betão que, em 1921, processavam trigo, milho e soja, são exíguos, pesados e sem luz natural!
Transformar uma estrutura de betão tosca num espaço funcional que não só irá prestar homenagem ao
design industrial de África do Sul como será palco de exposições de obras de arte a nível mundial, foi sem dúvida um grande desafio, vencido graças à originalidade do átrio central.
Ao nível exterior os silos não vão sofrer muita alteração, tendo em conta um dos objectivos de preservar a imagem industrial. Apenas serão removidas as camadas de pintura existentes de modo a deixar em exposição o betão. Serão também incorporados painéis de vidro especiais, inseridos na geometria existente dos andares superiores, que se transformam, ao anoitecer, em lanternas brilhantes.
Prevê-se que as obras de reconversão estejam concluídas até 2016, sendo esse o ano de inauguração do complexo.

Da autoria de Thomas Heatherwick, Cape Town art complex
Vista exterior
(foto retirada de http://www.dezeen.com/)

Da autoria de Thomas Heatherwick, Cape Town art complex
Outra perspectiva
(foto retirada de http://www.dezeen.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário