terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Helix Bridge – o princípio de dupla hélice



Com já alguns anos de existência, esta obra de arte provavelmente passa despercebida a muitos de nós.
Localizada na Marina Bay, em Singapura, esta ponte pedestre de 280m tornou-se um marco no sector da construção por ser a primeira ponte onde se aplicou a solução estrutural de dupla hélice.
Projectada em parceria pelos arquitectos Cox Group e os engenheiros ARUP, Helix Bridge tem a capacidade de suportar 10.000 pessoas em simultâneo, uma vez que as duas estruturas helicoidais trabalham em conjunto formando uma treliça tubular.
Com um peso de 1.700 toneladas, Helix Bridge é constituída por aço inoxidável especial, vulgarmente utilizado na industria química para o transporte de materiais altamente corrosivos. Esta é a primeira chave do sucesso do projecto, pois o material utilizado não só fornece uma alta resistência estrutural como também diminiu substancialmente os trabalhos de manutenção.
Helix Bridge é constituída por dois elementos de aço em espiral, unidos por uma série de hastes de ligação delicada que permitem assim formar uma estrutura tubular rígida. Esta estrutura, além de consumir menos material do que uma ponte metálica tradicional permite também suportar a iluminação sem estruturas secundárias, tornando-se assim uma estrutura visualmente atraente e altamente funcional, com optimização de recursos.
As luminárias de LED, estratégicamente instaladas na estrutura da hélice, accionadas por tecnologia inteligente permitem não só criar efeitos de luz dinâmicos como também garantem que as necessidades energéticas se manterão no mínimo.
Aqui fica esta obra de arte, projectada para ser um marco durante o dia e um espectáculo visual nocturno, pela beleza que a iluminação realça!




Sem comentários:

Enviar um comentário