quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O edifício mais sustentável do mundo

Queriam  saber? Eu também! Afinal qual será o edifício mais sustentável do mundo?

Num futuro em que este é um dos primeiros aspectos a ser analisado na concepção de qualquer projeto. Num futuro em que acredito que a construção tradicional será abolida e não por nenhuma obrigatoriedade, apenas porque, tal e qual como o nome diz, não é sustentável!
Conhecemos os prédios mais altos, as obras de arte mais emblemáticas, mas... não conseguimos identificar os edifícios mais sustentáveis, porque... tudo depende!
Podemos aumentar a sustentabilidade de um edifício pelo uso de processos de construção amigos do ambiente, com materiais selecionados que garantem uma  pegada baixa de produção de carbono.
Mas também podemos melhorar a sustentabilidade com a incorporação de fontes de energia renováveis na estrutura do edifício ou com a incorporação de projetos específicos para minimizar o consumo de energia.
Enfim, são tantas as possibilidades, que na análise final fica difícil o balanço de quais os edifícios mais sustentáveis. Podemos sim, conhecer alguns e em cada um tirar uma aprendizagem. Quem sabe num futuro teremos um edifício 100% sustentável.
Aqui ficam algumas inspirações...

Sede da Apple, em Cupertino, Califórnia

Edifício sustentável na California
Novo complexo da Apple
(Foto retirada de http://www.cupertino.org/)

Depois de muito anunciado arrancou em 2014 a construção do novo complexo da Apple. Projetado pela equipa Foster e Partners, o edifício apresenta a forma de um donut envolto numa floresta verdejante. Com a incorporação de sistemas de energia renováveis e de uma ventilação natural, o edifício torna-se sustentável. Mas  muitos outros pormenores foram tidos em consideração para tornar este novo edifício num dos que atrai e que quase, quase se pode dizer que é o mais sustentável. Para já fica o compromisso de dedicar posteriormente um post exclusivo a este projeto.


Shanghai Tower, na China

Edifício Sustentável na China
Shanghai Tower
(Foto retirada de http://www.nevworldwonders.com/)

A ser inaugurado este ano, este arranha-céus apresenta um design transparente. Constituído por uma camada de vidro exterior, reforçado com uma alta tolerância a mudanças de temperatura, permite manter o edifício quente ou frio, garantindo assim reduzidas perdas térmicas.
O design da fachada permite também reduzir em 24% as cargas de vento e em 25% a estrutura metálica que seria necessário utilizar numa fachada retilínea.


Bud Clark Commons, em Portland

Edifício sustentável em Portland
Bud Clark Commons
(Imagem retirada de http://huduser.org/)

Inaugurado em 2014, o Bud Clark Commons, torna-se sustentável pelo sistema de reciclagem de água e pelo aquecimento através  de Energia Solar.


One Angel Square, Manchester

Edifício Sustentável em Manchester
One Angel Square
(Foto retirada de http://www.rics.org/)

Inaugurado em 2013, o One Angel Square, possuiu também na fachada uma segunda camada que aumenta a ventilação natural e a otimização térmica. Utiliza óleo bio-combustível e de cozinha usado para a produção de calor e energia, assim como um sistema de reciclagem de água e de águas pluviais.

Sem comentários:

Enviar um comentário