A metodologia Lean surgiu na Toyota, nos anos 50. Tratando-se
de um sector tão específico, porque poderá despertar interesse para outras
áreas?
A verdade é que aprofundado esta metodologia,
facilmente depreendemos que se tratam de métodos transversais a qualquer área.
Métodos poderosos que trazem ganhos económicos e funcionais a qualquer equipa e
Empresa, porque se trata de um conjunto de processos que visa oferecer
continuamente melhor qualidade da perspectiva do Cliente.
Com o foco no cliente, é melhorada a satisfação do
Colaborador, porque para Clientes satisfeitos há que em primeira instância
satisfazer os Colaboradores.
Com o ritmo exigido pelo Cliente, construções mais
rápidas e económicas, é imprescindível sincronizar toos os processos, subcontratações,
contratos de fornecedores, projectistas, etc. Qualquer incompatibilidade ou
esquecimento pode custar todo o projecto e a satisfação do Cliente, e
consequentemente como nas Vendas, cada Cliente perdido significa na realidade
cinco possíveis clientes perdidos.
Por isso é fundamental conhecer a cadeia de valor, os
aliados e sincronizar tudo e todos. É neste campo que o Lean Managment Nos dá
ferramentas de controlo eficazes.
Mas a filosofia Lean traz também muitas outras
vantagens, nomeadamente redução e desperdícios, de stocks, de movimentações,
entre outros.
Os benefícios são enormes! Esta filosofia permite
codificar, colaborar, melhorar a transparência, atrair as pessoas certas no
momento certo para obter benefícios de custo, tempo e sustentabilidade.
Para a construção tradicional há muito a mudar,
porque não implica só utilização de ferramentas, mas sim a mudança de
comportamentos e de pensamentos.
O Lean permite codificar, colaborar, melhorar a
transparência, atrair as pessoas certas no momento certo e alterar seus
contratos para obter melhores benefícios de sustentabilidade, além de soluções
orientadas a custos".
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