Carruagem decorada com enfeites
de Natal no dia da inauguração da Linha Norte
|
Houston está em processo de expansão da sua rede de metropolitano, com a criação de três novas linhas que visam ligar os centros empresariais às zonas residenciais.
A expansão tem como ponto de
origem a linha vermelha actualmente existente, com 7,5km e que estabelece a
ligação entre Reliant Park e Texas Medical Center.
Inaugurada em 2004, esta linha conta
diariamente com cerca de 40.000 utilizadores, sendo um dos sistemas de
transportes públicos mais utilizados.
Para fazer fase às necessidades actuais
dos utilizadores, encontra-se em construção a expansão de três novas linhas.
A primeira, a Linha do Norte, com
5,2km, será uma expansão da linha vermelha, que passa a noroeste do centro da
cidade. Com um investimento na ordem dos 554 milhões de euros, conta com oito
estações, todas subterrâneas à excepção da última, que será aérea.
A segunda, a linha roxa, a
Sudeste, com 6,3Km desenvolve-se desde a linha vermelha até à zona sudeste,
passando pela Universidade de Houston. Com um investimento na ordem dos
603milhões de euros, conta com 10 estações.
A terceira expansão, a linha
verde, será
direccionada para a zona residencial mais a leste e conta com cinco
estações.
Os projectos são da
responsabilidade da empresa Houston Rapid Transit, constituída em consórcio
pelas empresas: Parsons transporte, de Pasadena, Califórnia ; Granite
Construction Company, de Watsonville, Califórnia ; Kiewit Texas Construção LP ,
com sede em Irving, Texas , e Stacy e Witbeck , Inc., de Alameda, Califórnia.
Por se tratar de uma equipa única
para a construção das três linhas, é utilizado o mesmo sistema e o mesmo tipo
de componentes para todas as linhas, permitindo assim uma economia financeira
visto não ser necessário integrar sistemas distintos.
Existem duas configurações
diferentes para as plataformas. Ambas com 200m de comprimento, uma das
configurações apresenta 22m de largura construída em painéis de vidro que
permite a transmissão directa da luz solar. Nos locais em que esta configuração
não é possível, existem plataformas separadas e com menor largura e
comprimento.
A Linha do Norte, inaugurada a 21
de Dezembro de 2013, tem sido um sucesso, com um elevado volume diário de
utilizadores. No final de 2014 prevê-se inaugurar as restantes linhas, roxa e
verde, esperando assim dotar as zonas residenciais de uma maior comodidade e
aproximação aos centros empresariais.
Sem comentários:
Enviar um comentário