A chave para o sucesso de qualquer obra, seja ela
uma mega construção ou uma pequena remodelação está no ponto inicial e fulcral
da escolha do Empreiteiro. Mesmo em tempos de crise, existe muita oferta de
mercado no sector da construção, afinal é uma das profissões mais antigas e
diversificadas quer pelas actividades a desenvolver quer pelas equipas
recrutadas, que vão desde técnicos especializados a trabalhadores
indiferenciados.
Enquanto estamos na fase de projecto temos
possibilidade de alterar o mesmo sem grandes custos, até porque, para o fecho
de qualquer grande projecto, existem diversas etapas para o cliente analisar e
solicitar alterações, para posterior readaptação das soluções pelos
projectistas, de modo a irem ao encontro do desejado. Mas na fase de
construção, as alterações não são tão fáceis e envolvem custos adicionais, que
sobrecarregam o orçamento do cliente.
Então a primeira fase de uma construção, passa pela
escolha acertada do Empreiteiro, pois é ele a chave para o sucesso ou o
fracasso da construção.
Um bom empreiteiro garante qualidade, prazos e
satisfação do cliente. Jamais abandona a obra e claro não provoca transtornos.
Mas como escolher o Empreiteiro certo na grande
oferta que existe? A Dica da Semana pretende responder a esta mesma pergunta.
Existem diversos pontos fulcrais a analisar
nomeadamente:
Preço
Tenha bem presente que nem sempre o preço mais
baixo é o mais vantajoso. Se o valor da obra mal cobre nem os materiais, como
vai conseguir ter qualidade?
Faça uma consulta a tipos de material chave que deseja
para o seu projecto, principalmente revestimentos e equipamentos, de modo a
conseguir balizar minimamente os orçamentos que lhe apresentem e se
efectivamente estão muito abaixo ou muito acima dos preços base dos materiais.
É óbvio que o preço final envolve toda a
mão-de-obra, prazos e custos indirectos, mas terá sempre uma referência para
discutir com o Empreiteiro.
Comunicação
Se na fase de orçamentos não consegue comunicar
perfeitamente com o seu Empreiteiro, não o escolha, pois vai ter sérios problemas
durante a obra!
Toda a obra é um fluxo vivo de informação, o
cliente precisa de comunicar com o
Empreiteiro e vice-versa para poderem chegar
aos resultados esperados. Então se a comunicação não é fluída nunca será possível
atingir-se os objectivos.
É importante que se sinta à vontade para dar
feedback ao empreiteiro sobre a evolução dos trabalhos e se vão ao encontro do
que idealizou.
Aconselho vivamente que na fase de orçamentação,
estabeleça uma relação de empatia com o Empreiteiro que vai contratar.
Referências
Nenhum Empreiteiro vai-lhe dizer que não é
suficientemente bom para o seu projecto. Tenha em atenção que existem
Empreiteiros especializados em determinados trabalhos.
Por exemplo, um Empreiteiro habituado unicamente a trabalhos de
construção de raiz e sem nenhum orientador com formação na área da reabilitação,
vai ter mais dificuldades na execução da obra, do que um Empreiteiro com alguns
anos de experiência na área da Reabilitação. Esta experiência é fundamental
essencialmente para discussão de pequenas soluções que surgem no decorrer da
obra e que muitas vezes, por falta de pré-informação, não estão contempladas em
projecto.
Por isso este ponto está directamente relacionado
com o anterior. É preciso uma boa comunicação para perceber a experiência que o
Empreiteiro possui e saber até que ponto, mesmo não tendo experiência, tem
conhecimento e capacidade para os aplicar.
Com uma boa relação, logo na fase de propostas,
pode pedir-lhe referências, visita a anteriores obras, etc.
Especialização
No decorrer do atrás referido, se vai fazer uma
obra específica então procure Empreiteiros reconhecidos por trabalhos análogos!
Contrate
os trabalhos
Depois de passar todas as fases anteriores e de ter
a certeza que encontrou o construtor ideal para o seu projecto, contrate-o! Mas
não o contrate apenas com uma palavra e um aperto de mão.
Benéfico para ambos, realize um contrato com o seu
construtor. Legalmente, ficarão vinculados quer para a execução do trabalho,
não podendo o Empreiteiro abandonar a obra sem pré-aviso e subsequentes
consequências, quer para o cumprimento das fases de pagamento dos trabalhos.
Este é um assunto delicado em que por norma quer o
construtor, quer o cliente perdem toda a
razão. Já me deparei com muitas situações que se por um lado o construtor
diminui a qualidade dos trabalhos e aumenta consideravelmente os prazos de
execução, por outro lado o cliente não cumpre com o pagamento de trabalhos. E
acredite…. Este é ponto inicial e fulcral para se passar de uma relação
amigável para uma batalha.
Em suma, começar uma obra é um assunto sério, com
muito trabalho e muitos custos envolvidos, portanto antes de dar o passo
certifique-se que estabelece contractos com pessoas! Pessoas especializadas,
com experiência na área, amigáveis, cordiais, que lhe vão facilitar a
comunicação e anular problemas futuros.
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