terça-feira, 27 de maio de 2014

Cimento purificador de ar


Pavilhão Itália
Palazzo Itália

E se as fachadas dos edifícios purificassem o ar das cidades?
Esta é a proposta do Palazzo Itália, o pavilhão do País que receberá a Expo 2015, em Milão.
A fachada externa do Palazzo Itália, projectada pelo gabinete Nemesi & Partners,  é feita de um cimento biodinâmico, patenteado pela Italcementi, que contem propriedades purificadoras de ar.  As propriedades foto catalíticas do material, capturam poluentes do ar e converte-os em sais inertes, quando exposto à luz solar directa, ajudando assim a purificar a atmosfera.
Além disso, a argamassa é composta por 80% de agregados reciclados, incluindo resíduos de mármore, que proporcionam um brilho superior em comparação com cimentos brancos tradicionais.
O edifício de seis andares, contempla também um sistema de produção de energia que terá capacidade para gerar a electricidade necessária ao funcionamento integral do edifício.
O projecto prevê a construção de uma estrutura complexa, cuja exterior e alguns
espaços interiores lembram as formas dos ramos de uma floresta densa. Toda a superfície exterior e parte interior é constituída por cerca de 900 painéis de cimento i.active Biodynamic, obtidos através de uma nova tecnologia desenvolvida nos laboratórios da Italcementi.
A Expo 2015 será a oportunidade do País mostrar as capacidades de inovação das suas empresas e para promover o desenvolvimento de produtos sustentáveis e ecológicos directamente ligados a novas tecnologias.
Neste sentido, o Palazzo Italia será o coração da Expo, e a brancura dos seus ramos de cimento biodinâmicos permanecerá no futuro, como um ícone de referência.

Pavilhão Itália
Palazzo Itália

Pavilhão Itália
Palazzo Itália

Pavilhão Itália
Palazzo Itália

Pavilhão Itália
Palazzo Itália

Pavilhão Itália
Palazzo Itália

Sem comentários:

Enviar um comentário