quarta-feira, 21 de maio de 2014

Y:Cube Housing, casas pré-fabricadas

Para combater o aluguer dispendioso, associado à falta de habitação em Londres, o atelié de arquitectura Rogers Stirk Harvour and Partners em parceria com a ONG YMCA London South West, criaram e desenvolveram a Y:Cube Housing, que assenta no princípio de casa pré-fabricada a custo reduzido.
A Y:Cube Housing, em painéis de madeira, possui uma área de 26m2, provida de instalações eléctricas e hidráulicas que facilmente se ligam à rede pública.
De fácil montagem, a estrutura é integralmente construída e controlada em fábrica sendo transportada e colocada in situ através de guindastes.
O projecto iniciou-se com o objectivo de proporcionar habitação a
famílias/indivíduos carenciados, pelo que o seu valor de venda, situado nos 30.000€ é bem inferior ao valor de uma habitação tradicional.
O primeiro protótipo já foi entregue e instalado no bairro de Wimbledon, em Londres. Agora começa o novo desafio que a ONG pretende implementar até final de 2014 e que consiste na construção de um condomínio no bairro de Mitcham.
O condomínio será construído por 36 unidades empilhadas verticalmente em vários andares e envolvidas por zonas comuns, tais como pátios e jardins.

Do meu ponto de vista, este é um projecto solidário que permite aumentar o número de famílias com habitação digna, confortável e de qualidade a baixo custo, como poderão constatar no vídeo abaixo.



Y:Cube from Rogers Stirk Harbour + Partners on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário