terça-feira, 6 de maio de 2014

Contentores Marítimos com nova vida

Se há área que adoro é a transformação dos espaços, a reabilitação das estruturas… o dar nova vida a áreas desocupadas e sem interesse.
Já postei anteriormente uma notícia bem cá pertinho de nós, em que simples contentores marítimos transformam-se em escritórios alternativos, onde artes, tecnologia e muito mais se aliam… o Village Underground Lisboa é um projecto bem-sucedido do reaproveitamento de contentores há muito encostados, sem utilidade.
Hoje, quero deixar-vos aqui mais umas inspirações bem reais, onde contentores marítimos transformam-se em espaços confortáveis habitacionais, em escritórios, lojas e serviços.

Em Chicuero, nos arredores de Santiago, no Chile, esta casa de hóspedes com 93m2, da autoria do Arquitecto Sebastian Irarrazaval, foi construída em quatro meses, graças à utilização de quatro contentores marítimos que são fixos através de blocos de betão pré-fabricados e de placas metálicas.
Para garantir o conforto térmico e acústico, aplicou-se poliuretano expandido e executou-se aberturas nas paredes dos contentores, que permitem uma ventilação cruzada.
O exterior dos contentores foram revestidos por placas de aço com 3mm, que dão um aspecto visual acolhedor para uma habitação. No interior, existem materiais tão nobres como a madeira, transportando o habitante para a construção tradicional e típica dos espaços habitacionais.




Um outro projecto que me despertou a atenção e o interesse, talvez pelas cores
vibrantes, é a loja, estilo showroom, em São Paulo, projectada por Marcio Kogan e Mariana Simas.
Um conceito tipo lego, em que os contentores são empilhados e o seu acabamento vibrante com a aplicação de uma pintura faz-nos recordar as peças Lego.
Nesta solução, os projectistas optaram por colocar manta asfáltica na cobertura, placas de MDF para os revestimentos internos e lã de rocha para o isolamento térmico.
Uma loja projectada, construída e aberta ao público em apenas um mês, com um conceito inovador e diferenciador!


E por último deixo-vos só mais um projecto que abriga o tão conceituado Starbucks. Localizado em Tukwila, Washington, este Starbucks distingue-se por aliar o seu design característico à reutilização e integração em contentores marítimos. Um passo importante para este gigante do café que marca o seu interesse na sustentabilidade e no design. Aqui fica uma amostra deste projecto construído à base de contentores que pretende obter certificação LEED.



1 comentário:

  1. Infelizmente as empresas não cumprem!o prazo da licença terminou, pedi o prolongamento e neste momento estou a pagar renda e armazém para guardar o recheio e só vejo dinheiro a sair e a casa sem estar sequer no terreno.
    Tudo são facilidades para agarrarem o cliente e os prazos que muito publicitam são enganosos. Um sonho de 20 anos que se tornou um autêntico pesadelo.
    Se, lutamos contra a construção do betão para que o futuro seja uma realidade com habitações mais sustentáveis não podemos permitir que estas empresas continuem com estes procedimentos. Não é considerar desonestidade monetária mas sim falhanços profissionais, falta de ética, grande falta de respeito. É desolador ...

    ResponderEliminar