quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dica da Semana: Como escolher uma solução de ar condicionado para a sua habitação

O Verão está à porta e com ele vem o aumento de temperatura e a vontade de espaços climatizados que nos ofereçam conforto e bem-estar.
As habitações tendem a acumular o calor ao longo do dia e no final de um dia de trabalho muitas vezes regressa-se a espaços insuportáveis, onde as temperaturas são elevadas e o conforto térmico não existe.
As habitações antigas são um dos maiores males, devido essencialmente à elevada quantidade de pontes térmicas de absorção de temperatura e poucas soluções que optimizem o conforto térmico das habitações.
Um problema facilmente ultrapassável se o utilizador souber quais os equipamentos indicados a adquirir e as soluções a adoptar.
Antes de investir numa solução de ar condicionado, opte por implementar soluções passivas que podem melhorar consideravelmente a eficiência energética da habitação, tais como sombreamentos (recorrendo a vegetação exterior), melhoria do isolamento térmico ou colocação de palas de sombreamento nos vãos.
Este deve ser o primeiro passo a adoptar e para isso o melhor será consultar um
técnico da área, como por exemplo Arquitectos ou Engenheiros, que o ajudem a optimizar o conforto térmico da habitação com o uso de medidas passivas, que vão ser posteriormente fundamentais para garantir a maior rentabilidade da sua solução de ar condicionado.
Após este primeiro passo, deverá então equacionar o seu investimento. Para tal, deve ter em conta a diversidade de oferta que existe no mercado, podendo optar por uma das seguintes soluções:
                - aquisição de monoblocos convencionais. A maioria dos monoblocos existentes no mercado servem mesmo só para arrefecer o espaço e têm a grande desvantagem de serem um pouco ruidosos;
                - aquisição de unidades portáteis convencionais. Estas unidades têm de ficar ligadas ao exterior da habitação através de um tubo e a maioria da oferta de mercado apenas permite o arrefecimento do espaço, sendo que apresentam a mesma desvantagem dos monoblocos, são um pouco ruidosos;
                - aquisição e instalação de splits. Estes equipamentos são constituídos por uma unidade interior e outra exterior e apresentam a grande vantagem de arrefecerem e aquecerem os espaços interiores.
                - aquisição e instalação de multi-split. Tal como o nome indica estes são constituídos por uma unidade exterior que liga várias unidades interiores. Apresenta a grande vantagem de permitir ter ar condicionado em diversos espaços da habitação, com apenas uma unidade exterior.

Nas várias soluções apresentadas, existem no mercado múltiplos equipamentos de diversos fabricantes e com especificações semelhantes e algumas particularidades.
Ao adquirir o equipamento deve certificar-se que o mesmo possui classificação energética e instruções em Português.
Todos os equipamentos são dispendiosos, principalmente ao nível dos consumos energéticos, por isso é fundamental que os mesmos sejam bem dimensionados e bem localizados.
O fundamental é adquirir uma unidade adequada à área do local que se pretende arrefecer e à carga térmica, pois se o equipamento for subdimensionado o consumo de energia é maior e a vida útil do compressor diminui. Se o equipamento for sobredimensionado, o consumo de energia também aumenta, o custo inicial é mais elevado e o seu funcionamento levará a uma desumidificação em excesso.
O dimensionamento de um sistema de ar condicionado é complexo e tem em conta diversos aspectos entre eles o local de instalação da unidade, o número médio de pessoas presentes, o número de janelas, o número de paredes, as infiltrações de ar, etc.
De um modo geral, tenha sempre presente que divisões maiores requerem uma maior capacidade de refrigeração, medida em BTU’s e que é uma das características presentes na ficha técnica do produto.
Dependendo do tipo de utilização, se trata-se de quartos, cozinhas ou salas, é necessário ajustar a quantidade de BTU’s. Assim, para saber-se qual a capacidade de refrigeração necessária para quartos deve-se multiplicar a área em m2 por 400BTU’s/H/m2, enquanto que para salas ou cozinhas deve-se multiplicar a área em m2 por 500 BTU’s/H/m2.
Para reduzir os consumos energéticos, deve garantir um bom isolamento térmico do espaço e evitar temperaturas demasiado frias ou quentes, sendo o ideal 25ºC no Verão e 19ºC no Inverno.
Uma outra particularidade a ter em conta, com o objectivo de diminuir consumos energéticos, é a aquisição de sistemas de ar condicionado do tipo Inverter. Este tipo de sistemas permite que o compressor continue sempre em funcionamento, evitando arranques e paragens contínuos, levando assim a uma redução significativa de consumos energéticos, mantendo a temperatura real com menor variação.

É portanto fundamental ter em conta os aspectos acima enumerados, pois não só aumentará o conforto térmico do espaço como também diminuirá significativamente os consumos energéticos necessários para manter as temperaturas ideais.

Sem comentários:

Enviar um comentário