segunda-feira, 31 de março de 2014

Concurso para construção de Escola em Inglaterra




Encontra-se aberto e em fase de recepção de propostas o concurso internacional para a construção de uma nova Escola em Hersham, Surrey.
Poderão concorrer, até dia 28 de Abril, todas as empresas habilitadas para os respectivos.
As propostas devem ser apresentadas pelo site oficial e para qualquer esclarecimento podem contactar alan.saunders@sweettgroup.com.

Gigantesca estação de transportes é alimentada a painéis fotovoltaicos


Remodelação da Central de Roterdão, na Holanda, incorpora painéis fotovoltaicos

Mais um grande projecto no sector das Energias Renováveis.
A Gigantesca estação de transportes de Roterdão, na Holanda, construída em 1957, esteve em processo de renovação e aumento, devido ao estado de degradação que tinha atingido e à necessidade de garantir o fluxo de utilizadores que tem vindo constantemente a aumentar, esperando-se para 2025, um uso diário na ordem dos 323000 utilizadores.
Os trabalhos de renovação, cujo projecto esteve a cargo do ateliê Benthem Crouwel Architects, MVSA Architects e west8, contemplaram além das alterações interiores, com o objectivo de tornar a central mais internacional, uma nova cobertura de aço e a instalação de uma grande quantidade de painéis fotovoltaicos, com capacidade de produção de Energia Limpa para abastecer diariamente e integralmente a central, o que significa, que as células fotovoltaicas serão capazes de gerar cerca de 320 megawatts por ano.
A nova cobertura de aço possui uma significativa área transparente, que permite

sexta-feira, 28 de março de 2014

Flavours Orchard, cidade ecológica na China

Já sentia falta de vos apresentar um projecto irreverente, futurista, marcante por todos os princípios que desafia… esta semana o projecto que me cativou resume isso tudo, aqui fica…



Flavours Orchard é o protótipo de uma cidade ecológica em kunming, no Sudoeste da China, proposta e desenhado por Vincent Callebaut com a principal finalidade de aproximar as vizinhanças e promover relações sociais num ambiente dinâmico, ecologicamente sustentável e inteligente.
Constituída por 45 moradias, a cidade é essencialmente ecológica e inteligente, com a integração de um sistema Smart Grid, que contempla a construção de sistemas de automação inteligente e informações integradas em cada moradia com uma rede de energia inteligente, onde é possível redistribuir o excedente produzido a nível de energia limpa, pelas vizinhanças com mais necessidades.
Vincent Callebaut previu também uma rede de veículos eléctricos que permitirão a deslocação gratuita dentro da cidade, visto que os mesmos serão alimentados com o excedente da Energia limpa produzida pelos painéis.
Cada moradia contempla no subsolo uma garagem privada para os carros

quinta-feira, 27 de março de 2014

Siemens ganha projecto para a fabricação de turbinas eólicas no Reino Unido


(foto retirada de http://www.bbc.com/)

A empresa multinacional alemã, Siemens, ganhou esta semana um dos maiores projectos de produção de turbinas eólicas no Reino Unido, que levará à criação de 1000 novos postos de trabalho.
Com um investimento na ordem dos 373 milhões de euros, a Siemens associa-se à Associated British Ports (ABP) para a criação da primeira fábrica construída propositadamente no País, dedicada essencialmente à produção de hélices para turbinas eólicas, que será localizada em Hull, a Leste de Yorkshire.
Este projecto, proposto pela Siemens em 2010, encontra-se agora em fase de construção, tendo sido devidamente dimensionado e aprovado. A crescente aposta do País nas Energias Renováveis, levando à importação de todos os materiais e equipamentos necessários, nomeadamente no que concerne ao fornecimento e montagem de turbinas eólicas, levou a uma ponderação cuidada por parte das devidas entidades competentes.
Com o actual aumento da construção no País, tanto no sector habitacional como

terça-feira, 25 de março de 2014

Novos centros comerciais para Luanda até 2015, com valores para aluguer que rondam os 94€/m2

Luanda Shopping 

Luanda é das cidades mais dispendiosas do mundo e o valor de venda de produtos é inflacionado desde a origem dos mesmos até aos espaços para negócios.
Se por um lado é uma das cidades com criação de estruturas para investimento, atraindo novos empreendedores e multinacionais, por outro as despesas mensais são elevadas.
A cidade que muitos ambicionam, tem para oferecer até 2015 novos centros comerciais, entre eles, o Luanda Towers/Vista Club Shopping, na Baixa, com 40 lojas; o Luanda Shopping integrado no megaprojecto Comandante Gika em Alvalade com 208 lojas, 6 salas de cinema e um health club; o Shopping Fortaleza na Marginal e o Shopping do Kinaxixi.
Esta nova oferta de investimento torna atractiva a cidade e rentabilizará ainda

segunda-feira, 24 de março de 2014

Dioflex 2RT, nova revestimento desenvolvido especialmente para a reabilitação de fachadas



Dioflex 2RT é o novo revestimento elástico apresentado pela Barbot, durante esta semana no evento da Semana da Reabilitação Urbana 2014, que promete revolucionar as técnicas de reabilitação de fachadas.
Este produto, desenvolvido pelo departamento de inovação da empresa, garante níveis de impermeabilização muito superiores aos restantes materiais, permitindo assim uma maior durabilidade das reabilitações, tornando as fachadas mais duradouras e resistentes à alcalinidade e à intempérie.
Este é um revestimento 100% acrílico, com dupla reticulação, a foto-reticulação e a reticulação química, destinado para a pintura de rebocos exteriores, sempre que se pretende um revestimento flexível e com boas características de impermeabilização.
Este revestimento, com reduzidos compostos orgânicos voláteis, distingue-se pelas suas propriedades de:

sexta-feira, 21 de março de 2014

Dica da semana: Como escolher um empreiteiro

A chave para o sucesso de qualquer obra, seja ela uma mega construção ou uma pequena remodelação está no ponto inicial e fulcral da escolha do Empreiteiro. Mesmo em tempos de crise, existe muita oferta de mercado no sector da construção, afinal é uma das profissões mais antigas e diversificadas quer pelas actividades a desenvolver quer pelas equipas recrutadas, que vão desde técnicos especializados a trabalhadores indiferenciados.
Enquanto estamos na fase de projecto temos possibilidade de alterar o mesmo sem grandes custos, até porque, para o fecho de qualquer grande projecto, existem diversas etapas para o cliente analisar e solicitar alterações, para posterior readaptação das soluções pelos projectistas, de modo a irem ao encontro do desejado. Mas na fase de construção, as alterações não são tão fáceis e envolvem custos adicionais, que sobrecarregam o orçamento do cliente.
Então a primeira fase de uma construção, passa pela escolha acertada do Empreiteiro, pois é ele a chave para o sucesso ou o fracasso da construção.
Um bom empreiteiro garante qualidade, prazos e satisfação do cliente. Jamais abandona a obra e claro não provoca transtornos.
Mas como escolher o Empreiteiro certo na grande oferta que existe? A Dica da Semana pretende responder a esta mesma pergunta.

Existem diversos pontos fulcrais a analisar nomeadamente:

Preço
Tenha bem presente que nem sempre o preço mais baixo é o mais vantajoso. Se o valor da obra mal cobre nem os materiais, como vai conseguir ter qualidade?
Faça uma consulta a tipos de material chave que deseja para o seu projecto, principalmente revestimentos e equipamentos, de modo a conseguir balizar minimamente os orçamentos que lhe apresentem e se efectivamente estão muito abaixo ou muito acima dos preços base dos materiais.
É óbvio que o preço final envolve toda a mão-de-obra, prazos e custos indirectos, mas terá sempre uma referência para discutir com o Empreiteiro.

Comunicação
Se na fase de orçamentos não consegue comunicar perfeitamente com o seu Empreiteiro, não o escolha, pois vai ter sérios problemas durante a obra!
Toda a obra é um fluxo vivo de informação, o cliente precisa de comunicar com o

Já sabe onde vai passar as férias este ano?

E se for sob um céu estrelado e numa construção sustentável? Lembra-se da infância, as casinhas da árvore, tipicamente americanas e que enquanto crianças tanto ambicionamos… Bem, agora é possível passar umas boas férias com noites longas e no meio da natureza… Deixo-lhe aqui a sugestão... O Lion Sands Game Reserve, hotel no seio da selva Africana… que além de todo o conceito apresenta também passeios, safaris, experiências em tribos africanas e muitas mais actividades características da cultura sul-africana.

Quem arrisca????



quinta-feira, 20 de março de 2014

Grupo DST ganha a Reabilitação e Construção do BeHosteLisboa

Com uma área de 1.532,01 m2 e um investimento na ordem dos 2 milhões de euros, o projecto, inserido no programa de valorização e recuperação dos centros urbanos, dará origem a um hostel com 48 quartos, que contempla zonas comuns de convívio, bem como zonas de apoio.
A obra, com um prazo de nove meses, visa remodelar dois edifícios na baixa pombalina, dando-se assim um passo significativo no sector da Reabilitação, uma vez que se trata de um investimento e de um grupo com elevado peso no sector da construção tanto a nível nacional como internacional.
Na construção e pela complexidade e especificações da obra, estarão envolvidas as diversas empresas do grupo DST, nomeadamente a Cari, a Bysteel, a DTE, a DST e a DST Solar. Dos diversos trabalhos a levar a cabo, a execução da unidade hoteleira será provavelmente a mais complexa, por questões do cumprimento da legislação vigente, quer a nível acústico, como a nível de Higiene Alimentar.
Todo o restante projecto obedece às técnicas de construção hoteleira, onde se

Facebook com novas instalações

Novas instalações para o facebook

O projecto para as novas instalações do Facebook, da autoria do Arquitecto Frank Gehry, é projectado à semelhança de um campus de universidade, com capacidade para mais de 3.400 funcionários.
Com uma área aproximada de 41.000m2, distribuídos por 22 hectares, o projecto contempla várias zonas de descanso e convívio, com uma grande área de trabalho, em open space, para 2.800 Engenheiros. As novas instalações privilegiam técnicas sustentáveis, tal como a construção de telhados verdes e

quarta-feira, 19 de março de 2014

Intersole, solução de coberturas inclinadas pré-fabricadas com incorporação de soluções solares

Telhado pré-fabricado com incorporação de sistema Renusol
Intersole, telhado energético pré-fabricado
(foto retirada de http://www.bamwoningbouw.nl/)
Da autoria da empresa holandesa BAM Woningbouw, pertencente ao grupo BAM Royal, é possível “construir” uma cobertura eficiente in situ em menos de 4 horas.
A solução apresentada recorre a construção pré-fabricada em que é fornecido em obra a totalidade de uma cobertura inclinada que é fixa à restante estrutura.
Pela estreita colaboração da empresa com o fabricante alemão de soluções solares, Renusol, este material apresenta o fantástico bónus de incorporar em fábrica soluções para produção de Energia limpa. Assim, além do tempo disponibilizado para a construção de uma cobertura tradicional, a solução descarta também os trabalhos e custos associados à instalação de painéis solares à posteriori, em obra.
O Intersole, como é conhecida a solução, é um telhado eficiente com produção de Energia limpa, completamente executado em fábrica, sendo inteiramente transportado e instalado de uma só vez na construção pretendida.
A BAM Woningbouw, tem instalado muitas destas soluções essencialmente nas suas construções de reabilitação. Quando o telhado está demasiado degradado e necessita de ser substituído, o cliente tem optado por este tipo de solução, por ser mais económica e rápida.
O Intersole é constituído por folhas de polietileno de alta densidade e

terça-feira, 18 de março de 2014

Semana da Reabilitação Urbana 2014

(foto retirada do site oficial)
E chegou finalmente a semana tão aguardada. Começa já amanhã e até dia 26 de Março a Semana da Reabilitação Urbana 2014.
Com entrada gratuita e a acontecer na maravilhosa cidade de Lisboa, a agenda é apelativa e fica difícil conciliar todos os interesses com a disponibilidade.
As conferências e workshops realizam-se em dois sítios distintos, no MUDE e no Pátio da Galé. Embora gratuita é necessário efectuar o pré-registo antecipado para garantir a entrada.
Com patrocínios de grandes e diversas empresas, como a Schmitt, a Secil, a Decorpita, a Ecociaf, a Sonae, a Amorim Cortiça, a Lucios e muitas mais, existem temas para diversas áreas, muitos deles

A consequência da falta de Plano de Ordenamento em Angola: Construções novas estarão em risco?

O Boom da Construção em Angola, sem qualquer orientação técnica, análise e consideração do espaço urbanístico levou a que, por exemplo, junto de uma vivenda existam prédios com mais de 20 pisos. A construção desenfreada comandada por interesses políticos e financeiros, resultaram em graves problemas que diminuem a qualidade de vida da cidade, principalmente, pela falta de acessos com capacidade para escoar o trânsito local, bem como para instalar as redes eléctricas, de esgoto e de abastecimento de água, já para não mencionar a total falta de espaços de estacionamento e demais infra-estruturas básicas a partir das quais se constroem cidades funcionais, como sejam Lisboa.
Em tempo, faltou-nos também o que hoje em dia Angola tem de “construir” à velocidade da luz, antes de continuar com construções que poderão ter de ser demolidas por impossibilitarem a funcionalidade das Cidades e periferias: O Plano de Ordenamento!
Neste momento Angola está focada simplesmente em Luanda, as periferias estão ao acaso, sem intervenções programadas. E a Construção na cidade foi feita ao acaso, sem se pensar detalhadamente na sua funcionalidade, no modo como as pessoas podem circular, no modo como implementar redes públicas de transporte, no modo como garantir a qualidade de vida!!!
Como outrora acontecera em Lisboa e em grandes cidades que foram evoluindo, as construções tiveram de ser readaptadas e neste momento, algumas das novas

segunda-feira, 17 de março de 2014

GE ganha concurso para fornecer turbinas para a Escócia

Com o objectivo de reduzir os custos energéticos, a Escócia decidiu apostar fortemente na produção de energia eólica, com o lançamento do projeto Rig Langhope que contempla a criação do Parque Eólico da Langhope, localizado a cerca de 5Km a Oeste de Ashkirk e a 4Km a Sudeste de Ettrickbridge.
O concurso para o fornecimento de material foi ganho pela General Electric que irá fornecer 10 turbinas GE-1,6MW para a SSE Renewables. Equipamento este que permitirá uma produção de Energia Limpa para abastecimento de 15.000 casas por ano.
Esta parceria é extremamente vantajosa pelo Know How, pela disponibilidade e acompanhamento dos trabalhos in situ pela equipa da GE, bem como posteriormente pela garantia de manutenção por técnicos especializados. A experiência de um dos maiores produtores de turbinas eólicas será fundamental para garantir os objectivos da Escócia até 2020.
O País pretende levar a cabo diversos projectos de fornecimento e instalação de equipamentos para produção de Energia limpa com capacidade de produção para abastecer 100% do consumo anual. Antes, têm o patamar intercalar que terá de ser

Catedral de Notre-Dame aposta em LED’s

Com o foco na necessária economia de Energia, Notre-Dame é um exemplo de que é possível manter características arquitectónicas existentes com novas soluções, mais vantajosas economicamente.
Com o objectivo de reduzir em 80% os gastos de consumo Energético, a catedral alterou recentemente toda a sua iluminação por cerca de 400 lâmpadas LED, fornecidas pela Royal Philips.

LED também aplicado em monumentos
(foto retirada de http://www.theatlanticcities.com/)

A iluminação contemplativa tradicional foi conservada recorrendo a áreas de meia-luz, reguláveis por computador, o que permite responder às diferentes necessidades

sexta-feira, 14 de março de 2014

Pavimentos e revestimentos de luxo apostam no mercado Brasileiro

Expo Revestir conta com pavimentos e revestimentos cerâmicos de luxo, Portugueses
(foto retirada de http://www.archiproducts.com/)
Ao fim de quatro dias, termina hoje a 12ª edição da EXPO REVESTIR, realizada no Centro de Exposições Transamérica, em São Paulo.
Com visibilidade internacional, este evento com 250 expositores e uma área de 40.000m2 atrai arquitectos, designers de interiores, construtores e compradores de mais de 54 Países.
Este ano Portugal marcou presença com duas grandes marcas de revestimentos de luxo. A Margres e a Love Tiles apostaram forte na divulgação dos seus produtos, reforçando assim não só a sua aposta no mercado brasileiro como em todo o mundo. Mostrando para os 113 países onde já estão presentes as suas últimas novidades em pavimentos e acabamentos cerâmicos.
A sua presença foi garantia por um parceiro local, até ao momento ainda desconhecido, que acredita no potencial destas duas marcas para competir com os produtos tradicionais e comuns no mercado brasileiro.
A Margres, produzida em Aveiro, pelas primeiras fábricas de grés porcelânico em

SnapRays Guide-Light, tomadas com luz

tomadas com LED's
(foto retirada de www.kickstarter.com/)

SnapRays Guide-light é a nova solução da Snap Power, que incorpora na moldura de uma simples tomada iluminação.
A solução consiste em colocar LED’s e um sensor de luminosidade disfarçados na moldura da tomada, que acciona a luminosidade sempre que fica escuro. É utilizado um sistema de encaixe no tardoz da tomada, que ao colocar a moldura no local, ela fica automaticamente ligada à electricidade, alimentando o sistema sem que seja necessário recorrer a uma nova ligação de cabos. Assim que o sensor detecta a falta de luminosidade seja natural ou artificial, os LED’s da tomada ligam.
Uma solução fantástica para quem adora luzes de presença, agora com a vantagem de não ocupar a tomada com dispositivos móveis, ficando a mesma livre para outra utilização.
O custo desta solução é irrelevante, tanto a nível de material, em que comprando

quinta-feira, 13 de março de 2014

Dica da Semana: Considerações para a aplicação de pavimento flutuante

Com a chegada da Primavera muitos projectos saem da gaveta e esta é uma boa altura para fazer aquelas pequenas alterações que há tanto tempo se pensa.
Aqui fica mais uma dica de remodelação para a sua habitação, que pode aplicar em qualquer compartimento e dar-lhe uma nova vida.
Substituir aquela tijoleira que se escolheu há anos por um novo piso e ainda por cima com trabalho que pode ser executado unicamente por si.
Aqui ficam dicas para substituir o seu actual pavimento por um pavimento flutuante sem ter que demolir o revestimento existente.

Escolha os materiais
Pela constante procura do mercado, actualmente são muitos os fornecedores que disponibilizam piso flutuante em diversas tonalidades, texturas e propriedades físicas.
Por isso, a primeira acção passa por conhecer o mercado! Saber as tonalidades e texturas que existem e visualizá-las no espaço que pretende alterar. Visualizar se são compatíveis com a tonalidade das paredes, das caixilharias, e mesmo da decoração… as cadeiras, os aparadores, os blackout, etc.
Depois, muita atenção às suas propriedades físicas. Há materiais mais resistentes que outros. É necessário ter em conta essencialmente o seu material base de fabrico. Quanto a este aspecto, os pisos flutuantes podem ser laminados ou de madeira.  
Os pisos laminados podem ser fabricados por pressão directa (denominados DPL) ou por alta pressão (HPL). Os primeiros são constituídos apenas por 3 camadas enquanto que os segundos têm no mínimo 5 camadas e portanto são sempre mais fortes, resistentes e estáveis. Do meu ponto de vista, embora os HPL sejam mais dispendiosos compensam pela durabilidade e bom estado que apresentam mesmo

Vinci parceira de Escolas Francesas na vanguarda da construção ecológica

(foto retirada de www.vinci.com)
A empresa Vinci assinou em 2008 uma parceria com a instituição científica pública, ParisTech, para o estudo e concepção ecológico de complexos de edifícios e infra-estruturas.
A parceria apoiou três escolas francesas de Engenharia, MINES ParisTech, Ecole des Ponts ParisTech e AgroParisTech, tendo sido criada, nos cursos de pós-graduação destas escolas, uma cadeira unicamente para gerar novos conceitos e ferramentas para uso eco urbano e planeamento de biodiversidade.
Durante esta parceria de cinco anos, desenvolveu-se essencialmente conceitos para a reabilitação de estruturas existentes, análise do ciclo de vida dos materiais, biodiversidade e mobilidade sustentável. A Vinci participou essencialmente na concepção de módulos de ensino para os alunos, disponibilizando designers, construtores e demais técnicos, ao longo de 25 conferências para partilhar experiências e ajudar na investigação e desenvolvimento de novos conceitos.
Neste momento, a empresa Vinci pretende levar a cabo a renovação da parceria até 2018, com um aumento de financiamento para 4 milhões de euros. Com esta renovação a empresa pretende levar a cabo um trabalho de investigação mais específico e com alcance internacional, nomeadamente através da presença de especialistas britânicos e suíços.
A principal investigação nos próximos anos será focada no desempenho energético,

quarta-feira, 12 de março de 2014

Novo Starbucks com Certificação LEED


primeira loja starbucks com certificação LEED construída nas propriedades da Disney nos Estados Unidos
Vista do pátio do Starbucks
(foto retirada de http://inhabitat.com/)

O Famoso café Starbucks abriu esta semana a sua primeira loja em Downtown Disney, em Anaheim, Califórnia. Esta é a primeira de quatro lojas com certificação LEED a serem construídas nas propriedades da Disney nos Estados Unidos.
A loja apresenta móveis feitos de madeira recuperada, uma parede verde com mais de 1.000 plantas nativas, um pátio construído em torno de uma árvore antiga e ainda tecnologia projectada para criar uma experiência interactiva imersiva.
No restaurante com 150 lugares existe uma tela de vídeo onde são mostradas

Inês Lobo ganha prémio arcVision Women and Architecture


Projecto de Inês Lobo
Vista frontal das Row-Houses
(foto retirada de http://www.archdaily.com/)

Portugal tem ganho cada vez mais notoriedade ao nível Arquitectónico, com distinções internacionais a diversos gabinetes.
Desta vez é Inês Lobo que se distingue, tendo ganho o prémio da segunda edição do arcVision Women and Architecture, devido à sua versatilidade e criatividade com soluções enquadradas em planos urbanísticos existentes.
Entre os projectos mais marcantes, muitos dos quais localizados em Portugal, destaca-se a Faculdade de Artes e Arquitectura em Évora onde os seus anexos foram substituídos por novas construções integradas num pátio reconfigurado, onde o passado e o futuro foram determinantes na elaboração do projecto.
Destaca-se também um dos projectos de Inês Lobo reconhecido internacionalmente,

terça-feira, 11 de março de 2014

L’Arbre Blanc, desafio arquitectónico

L'Arbre Blanc, Montpellier, France
L’Arbre Blanc, vista panorâmica
(foto retirada de http://www.archdaily.com/)

L’Arbre Blanc é o mais recente projecto proposto pelos gabinetes Sou Fujimoto, Nicolas Laisné e OXO, para Montpellier, França.
O edifício de uso misto, com 17 andares e 10.000 m2 de área, abrigará residências, escritórios, restaurantes, galerias de arte e um bar. Estes últimos, localizados no último andar do edifício terão vistas deslumbrantes sob o mar e as montanhas da cidade.
Mas o edifício distingue-se de todos os outros pela sua filosofia de árvore. Projectado a pensar na vivência exterior dos seus ocupantes, o edifício possui terraços e palas que variam de tamanho e forma, distribuídos heterogeneamente ao longo de toda a altura.
Assim como uma árvore, a torre será alimentada através de recursos naturais,

segunda-feira, 10 de março de 2014

i360 Brighton, Nova Torre de Observação


i360 Brighton, nova torre de observação
Vista panorâmica da i360 Brighton
(foto retirada de http://www.brightoni360.co.uk/)

Brighton, no Reino Unido, vai ver iniciada a construção de uma nova torre de observação. Um projecto ambicioso de 170m de altura que irá revitalizar e atrair turistas à costa sul do País, encontrando-se desde já programada a sua inauguração para o Verão de 2016.
A torre de observação, projectada pelo gabinete de arquitectura Barfield Architects, terá uma capacidade de transporte de 100 pessoas de cada vez até ao topo e uma vista panorâmica até 25 milhas, que será fundamental para revitalizar a indústria do turismo da orla marítima.
Aos 144 metros a torre possui uma cápsula de observação construída em estrutura

sexta-feira, 7 de março de 2014

Inscrições para o Holcim Awards 2013/2014

(foto retirada de www.holcimfoundation.org/Awards)

Estão abertas, até 24 de Março, as inscrições para o 4º concurso internacional Holcim Awards.

O concurso está aberto para projectos em arquitectura, construção e engenharia civil, paisagem e desenho urbano , materiais, produtos e tecnologias de construção que contribuem para a construção sustentável, com início posterior a 01 de Julho de 2013.
O vencedor ganhará um prémio no valor de 1,4 milhões de euros.
O prémio é dividido em duas categorias. A categoria principal é aberta para todas as propostas em estágio avançado com alta probabilidade de execução. Na segunda

quinta-feira, 6 de março de 2014

Dica da Semana: Como pintar paredes interiores?

passos para a pintura de uma parede interior
Um passo tão simples que muda radicalmente um espaço físico.
A pintura de uma divisão interior pode mudar completamente o conceito, a decoração e dar uma nova vida ao espaço.
Uma alteração económica e com impacto, mas que muitas vezes, pelo receio de se efectuar, é adiada por tempo indeterminado. Ou por questões económicas associadas à ideia de contratar serviços, ou por questões rotineiras, o que é certo é que muitas vezes tudo se mantêm e os espaços vão perdendo vida!
Antes de mais, quero aqui deixar bem claro, que se pretende pintar o interior de uma moradia completa, recorra a profissionais, essencialmente porque se trata de um trabalho moroso e que necessita de muita disponibilidade.
Mas se pretende apenas mudar aquela divisão que precisa de ser renovada, porque não meter mãos à obra?
Ok, precisa de tempo e de planeamento. O primeiro terá de disponibilizar. O segundo, apenas tem de seguir os passos abaixo, para garantir um óptimo trabalho.

 Desenvolva uma visão
Disponibilize tempo para passear pelo imóvel e visualizar os espaços com outra tonalidade. Tenha em atenção: as cores claras trabalham em qualquer lugar mas as cores escuras necessitam de espaços com muita luz natural; as cores neutras combinam com qualquer decoração; as tintas muito brilhantes vão evidenciar qualquer defeito da parede.
O leque de tintas é elevado!! Existem tintas específicas para o  interior, existem tintas ardósia fantásticas para qualquer espaço, tintas com propriedades que as tornam mais ou menos amigas do ambiente. Informe-se junto de comerciais ou daquele amigo que está na área. Para ajudar, pode também ler o post “Dicas e Decoração - Tinta ardósia”, disponibilizado na lateral do blog, e Tintas Naturais.
Se for barra em software, experimente primeiro as tonalidades virtualmente e verifique se os contrastes vão ao encontro do que deseja. Existem inúmeros softwares e aplicações no mercado, tais como o ColorSmart, o Color Planner, e outras que pode usufruir a partir das grandes marcas como a Robbialac, a Cin, ….

Analise feedback
Partilhe as suas ideias com quem usufrui dos mesmos espaços. Podem ter outras sugestões interessantes, que poderá ter em conta para a decisão final da tonalidade e tipo de material a aplicar.

Analise os custos
Tire medidas das áreas que vai pintar e estime a quantidade de material que necessitará. Faça uma pequena análise e comparação de preços no mercado e verifique se a estimativa cai no orçamento que dispõe.
Tenha em atenção: o preço das tintas varia muito consoante as suas propriedades e

Green Loop, uma nova solução para Centros de compostagem

Green Loop Composting Park NYC
Green Loop, vista panorâmica da proposta
(foto retirada de http://www.presentarchitecture.com)

Ninguém quer ficar perto de centros de compostagem, quer seja pela sua rude aparência ou a associação a ambientes poluídos. O que é certo é que os centros de compostagem ficam isolados, no meio do nada, bem longe da zona real de produção de resíduos, que são as cidades.
A distância entre a zona real de produção de resíduos e os centros de compostagem leva a consumos elevados de energia, inclusive no que respeita a custos de transporte. Se em Países como Portugal, as cidades são de pequena escala, o mesmo já não se pode considerar em países como os Estados Unidos. Imaginam os custos de um País como este, somente no transporte de resíduos?
É a pensar nesta preocupação constante, que o gabinete Present Architecture propõe o Green Loop, uma nova solução de centros de compostagem para uma das cidades com maior produção de resíduos, New York.
New York produz cerca de 14 milhões de toneladas de lixo por ano que diariamente saem da grande cidade para os subúrbios através de camiões que percorrem Kilómetros de estradas, contribuindo para o tráfego constante, o ruído excessivo e a poluição, além dos elevados custos directos e indirectos associados. A solução proposta criará uma rede de dez novos centros de compostagem, Green Loop, à

quarta-feira, 5 de março de 2014

Schindler começa 2014 com grandes projectos

(foto retirada de www.schindler.com)
2014 está a começar muito bem para a multinacional Suíça líder em soluções de mobilidade, Schindler.
Com aquisição de grandes projectos no mercado norte-americano e a permanência na Roménia, a empresa reforça a sua competitividade internacional.

Na Roménia, a empresa ganhou o fornecimento de equipamentos de mobilidade para o actual projecto de ampliação do metropolitano de Bucareste. Como único fornecedor de soluções de mobilidade neste projecto, a Schindler será responsável pelo fornecimento, instalação e manutenção de 22 escadas rolantes Schindler 9300-AE, 12 ascensores Schindler 5400 e 2 tapetes rolantes Schindler 9500-35.

Quanto ao mercado norte-americano, a empresa marca presença em três grandes obras localizadas em Manhattan, Toronto e Honolulu, que implicam um fornecimento total de 147 equipamentos de mobilidade vertical.
Em Manhattan, Nova Iorque, a empresa ganhou o fornecimento e instalação de

Wates Construction ganha remodelação e reconstrução de Escola

Remodelação e Reconstrução de Escola pela Wates Construction
Highgate Junior School
(foto retirada de http://www.hamhigh.co.uk/)
Wates Construction ganha o concurso para a remodelação e reconstrução da Highgate Junior School, em Highgate, no Norte de Londres.
O novo edifício, com um investimento de 15,7 milhões de euros, possui 4.320m2 distribuídos em salas de aulas, biblioteca, zonas de lazer e zonas de apoio.
Da autoria do gabinete de Arquitectura Architype, o edifício terá capacidade para 350 alunos entre os 7 e os 11 anos. O projecto incorpora medidas de eficiência energética para aumentar a sustentabilidade, que incluem a instalação de painéis solares e a execução de um telhado verde.
O edifício também vai seguir princípios Passivhaus e usar vidros triplos para todas as janelas.
Os princípios Passivhaus permitem a certificação de um edifício através de um processo de garantia de qualidade rigoroso, em que são garantidos altos níveis de

terça-feira, 4 de março de 2014

Kingdom Tower, o maior arranha-céus do mundo

Kingdom Tower in saudi arabia
Kingdom Tower
(foto retirada de www.gizmag.com)


Kingdom Tower, com fim previsto para 2019, encontra-se agora em fase de construção pela empresa Advanced Construction Technology Services (ACTS).
A Torre, localizada na Arábia Saudita, mais precisamente em Jeddah, conta com um investimento de 900 milhões de euros e terá cerca de 1Km de altura, tornando-so no arranha-céus mais alto do mundo, tirando assim o lugar ao edifício Burj Khalifa, localizado no Dubai, com 828 metros.
O edifício projectado pelo gabinete de Arquitectura Adrian Smith e Gordon Gill Architecture, albergará vários apartamentos, um hotel, um centro comercial, espaços para escritórios e ainda um fantástico observatório a 700m de altura.
Com cinco pisos subterrâneos para estacionamentos, a torre terá fundações de 120m de profundidade com um volume total de 500.000m3 de betão.
O edifício encontra-se projectado para resistir aos grandes desafios da Engenharia, nomeadamente à acção do vento e às tempestades de areia características do

SensFloor, material inovador para a construção de pavimentos

Pavimento inteligente, solução Sensfloor
SensFloor
(Foto retirada de www.future-shape.com/)

O SensFloor é o mais recente material da Future Shape, que permite incorporar ao pavimento sensores de movimento, debaixo dos acabamentos, como PVC , carpete ou laminado.
Este material, de base têxtil e apenas com 2 mm de espessura, permite detectar os movimentos sob a superfície do pavimento, quer seja o caminhar simultâneo de diversas pessoas como também quedas, em que a pessoa fica imóvel e com necessidade de assistência. É essencialmente por esta função que o material está a revolucionar a construção de pavimentos, uma vez que é possível incorporar um sistema altamente eficaz, principalmente nas residências de idosos, quer sejam particulares ou instituições, permitindo uma rápida assistência a pessoas com capacidades reduzidas.
Mas o material também pode ser aplicado na área hospitalar, para o controlo de pacientes que deixam o quarto ou a cama; ou mesmo em locais de alta segurança, como o controlo de acesso em combinação com RFID (identificação por rádio-frequência), em que o SensFloor permite contar as pessoas individualmente.
O material é constituído por um sistema de sensores com quatro módulos de rádio

segunda-feira, 3 de março de 2014

Curzon HS2 Masterplan, plano de remodelação e revitalização


Revitalização da cidade de Birmingham
Remodelação da estação Curzon
(foto retirada de http://www.theconstructionindex.co.uk/)

O Curzon HS2 Masterplan é o último de uma série de grandes projectos que visam revitalizar o centro da cidade de Birmingham.
O projecto inclui a remodelação da estação Curzon, com mais de 100 anos, que será o centro e o coração da área envolvente de 141 hectares, que será alvo de revitalização.
Além da extensão da via férrea, está também previsto a construção de mais 6.000m2 de escritórios e mais 2.000 novas casas até 2026.
Esta é uma revitalização ambiciosa, ainda em fase de projecto e que se prevê com

9ª Bienal Ibero Americana de Arquitectura e Urbanismo

9º Bienal Ibero Americana de Arquitectura e Urbanismo
A IX Bienal Ibero-Americana de Arquitectura, que decorrerá de 13 a 18 de Outubro na Argentina, mais precisamente em Rosário, tem inscrições abertas até dia 21 de Março, para todos os trabalhados publicados ou construídos na América Latina, Portugal e Espanha, entre 01 de Janeiro de 2011 e 31 de Dezembro de 2013.
O prazo de inscrição foi prorrogado, sendo esta mais uma oportunidade para todos os profissionais que até ao momento não tiveram disponibilidade de se inscrever. Esta é uma óptima oportunidade para divulgar os melhores projectos de arquitectura e desenho urbano, que englobem o urbanismo, as diferenças sociais, novas tecnologias e novidades de soluções energeticamente limpas no sector da Arquitectura.
As inscrições estão abertas não só para profissionais da área, mas também associações profissionais de arquitectos e urbanísticos, escolas e faculdades, administrações públicas e instituições vinculadas à profissão.
As categorias de participação são essencialmente quatro agrupadas em obras, publicações (livros, revistas e outros meios digitais), trabalhos de investigação (académicos) e o Prémio Iberoamericano de Arquitectura e Urbanismo.
Para participar têm de preencher o formulário de inscrição, disponível junto com o regulamento (que pode ser consultado aqui).
Relembra-se que na VIII Bienal Ibero Americana de Arquitectura e