terça-feira, 1 de abril de 2014

Bioasfalto, o Asfalto “verde”

Bioasfalto, utiliza oleos de cozinha usados, promovendo assim uma construção mais sustentável

O Bioasfalto é o novo material sustentável, constituído por óleos de cozinha usados, que promete revolucionar a construção de infra-estruturas.
Após quatro anos de estudo, Haifang Wen, da Universidade  do Estado de Washington, Estados Unidos, demonstrou que o bioasfalto é um dos materiais mais promissores, com propriedades similares ao asfalto à base de petróleo. O material passou todos os testes de avaliação mecânica e de variações de temperatura. Nos primeiros o material foi sujeito a esforços de compressão e capacidade de carga e nos segundos o material foi submetido a variações
bruscas que oscilaram entre o calor intenso e o congelamento.
Com óptimos resultados, o bioasfalto permite criar um destino rentável para o óleo de cozinha usado bem como reduzir consideravelmente os custos de produção de asfalto, reduzindo-se substancialmente os custos indirectos da construção de infra-estruturas.
E agora é altura do material sair de laboratório e ser testado em contexto real, pelo que a sua primeira aplicação será já em Junho de 2014 com a construção de uma estrada de 500m de desenvolvimento. Comprovando-se todos os resultados laboratoriais neste teste real, o material estará pronto para ser comercializado a larga escala, prevendo-se que seja comercializado já este ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário