sexta-feira, 4 de abril de 2014

Dica da Semana: Considerações para a opção por construção metálica

Estruturas metálicas


Actualmente, a construção metálica é eleita pela rapidez de construção, associada a estética agradável, layouts personalizados e qualidade, principalmente em edifícios de grande porte, incluindo empresariais.
Mas antes de partir para este tipo de construção deve ter em mente que se trata de uma construção pré-fabricada e portanto com necessidade de respeitar todos os princípios inerentes à mesma, nomeadamente o correcto planeamento de todos os trabalhos, o correcto dimensionamento estrutural, a adaptabilidade das equipas de trabalho e muito mais.
Embora com folgas construtivas, a construção metálica é muito mais exigente. É necessário um acompanhamento e interligação constante da equipa de arquitectos, designers, engenheiros e construtores.
Existem essencialmente quatro pilares fundamentais que deve ter em conta
antes de optar e iniciar uma construção metálica:
- A estrutura é um layout adequado que contempla todas as ligações a executar em obra, pelo que não pode ser alterado posteriormente, em fase de execução;
- A estrutura tem de ser efectuada em aço de classe superior;
- A construção é rápida;
- O planeamento tem de ser rigoroso, detalhado e cumprido integralmente.
Tenha em mente que o não cumprimento destes quatro pilares fundamentais pode colocar em risco a conclusão do projecto, principalmente se na fase de execução pretender fazer alterações.
A estrutura do edifício deve ser analisada detalhadamente pelo fabricante e instalador antes de fechar qualquer contrato, para que o mesmo possa analisar se dispõe de todos os materiais e recursos necessários à construção do seu projecto.
Se esta é a sua primeira construção metálica aconselho vivamente que recorra a uma equipa de consultores, que garantem que todas as fases serão devidamente consideradas e planeadas e que o projecto será detalhadamente executado e dimensionado, ou em alternativa disponha de tempo suficiente para uma auto aprendizagem antes de optar pela construção metálica.

Esta é sem dúvida uma construção com inúmeras vantagens, em que todos os elementos são pré-concebidos e pré-fabricados em unidades de produção e apenas montados in situ. Até esta tarefa, uma série de tarefas têm de ser bem desenvolvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário