quarta-feira, 30 de abril de 2014

As fechaduras tradicionais estão a passar à história!!!


Os actuais vãos providos de fechaduras e chaves começam a ser ultrapassados pelos avanços tecnológicos que apresentam soluções cada vez mais com segurança.
A tecnologia avançou de tal forma, que soluções inimagináveis há uma geração, começam a ser comercializadas e preferenciais relativamente às fechaduras tradicionais.
Ao longo de muitos anos a única forma de entrar em casa ou num escritório manteve-se durante séculos, sendo possível apenas colocando a chave correspondente na fechadura. E tantas vezes que chegamos ao trabalho, ou saímos de casa atrasados e nos esquecemos da chaves? E tantas vezes perdemo-las e ficamos com receio de onde foram parar? E cópias atrás de cópias para todos os utilizadores terem acessos garantidos?
É a pensar nesses inconvenientes e nas facilidades de acessibilidade a um edifício, aliadas à segurança, que a tecnologia tem investido e evoluído ao longo
dos anos no sentido de nos disponibilizar fechaduras de código e/ou biométricas, aceitáveis estética e economicamente.
Se por um lado os cartões de acesso possuem os mesmos inconvenientes das chaves, a nível de extravios e de segurança, as fechaduras com incorporação de tecnologia, quer através de código ou de identificação biométrica, eliminam os risco de extravio e duplicação de cartões e/ou chaves.
Actualmente os preços das fechaduras com códigos são competitivos, sendo possível adquiri-las por 18 a 36 euros. São modelos esteticamente aceitáveis para uma habitação ou escritório, fáceis de instalar e de utilizar, podendo ser encontrados no mercado para aplicação em portas interiores ou exteriores.


A utilização deste tipo de fechadura é extremamente vantajosa em espaços públicos, como hospitais e escolas, em que o nível de segurança tem de ser elevado. Com esta solução os planos de mestragem, complexos e que exigem organização, deixam de ser necessários, poupando-se recursos humanos e materiais.
Num patamar superior, embora que ainda dispendiosas, podemos encontrar as fechaduras com identificação biométrica. Com uma simples actualização da base de dados do sistema é possível aceder a um espaço, sem necessitar de códigos, cartões ou chaves. Este sistema é bastante vantajoso para aceder a edifícios públicos com um número considerável de funcionários, como sejam serviços centrais de serviços públicos (p.e. Autoridade Tributária, Segurança Social, etc…). A fechadura com registo biométrico encontra-se no mercado apenas com este sistema, como também conjugada, em simultâneo, com o sistema de controlo por código.

Do meu ponto de vista, a tecnologia tem melhorado consideravelmente, em pequenos pormenores, os sistemas de construção. Este é um passo fantástico no que respeita a acessibilidades e controlo de segurança. Creio, de facto, que a tradicional fechadura com chave tem os dias contados!

Sem comentários:

Enviar um comentário