quinta-feira, 24 de abril de 2014

Warka Water, a alternativa italiana que pretende levar água aos sítios mais remotos




Da autoria dos Arquitectos Arturo Vittori e Andreas Vogler, em colaboração com o Centro Cultural Italiano e o Instituto de Arquitectura, Construção Civil e Desenvolvimento da Cidade de Etiópia, o projecto Warka Water tem como fim proporcionar à população rural dos países em desenvolvimento, o acesso mais fácil a água potável.
Warka Water é basicamente uma torre de água construída à mão com materiais naturais. As torres, em forma de vaso, com nove metros de altura, apresentam uma parte exterior rígida, constituída por materiais naturais. No interior existe
uma rede feita de tecido de polietileno especial e têxtil, capaz de colectar a água potável do ar, através da condensação.
A estrutura é composta por cinco módulos e pode ser instalada por pessoas locais, desde que lhes seja dada alguma formação.
Apresenta um peso total de 60Kg, pelo que não existem riscos especiais durante a sua instalação.
Com um custo na ordem dos 362€/torre, estima-se que a mesma possa fornecer até 100litros de água potável por dia.
Numa primeira fase, este projecto será desenvolvido para a Etiópia, que segundo estudos da Organização das Nações Unidas é o local mundial com menor disponibilidade de água. Estima-se que o projecto esteja concluído em 2015 na Etiópia, e com ele se reduza os riscos de saúde associados à falta de água e se aumente a qualidade de vida dos povos locais.
Do meu ponto de vista esta alternativa viável e sustentável, ultrapassa a construção moderna, para zonas remotas e para os países subdesenvolvidos, onde a construção de infra-estruturas é difícil ou praticamente impossível.



Sem comentários:

Enviar um comentário