terça-feira, 22 de abril de 2014

Construções simples que aumentam a segurança de condutores, ciclistas e peões



As ciclovias surgiram um pouco por todo o lado, primeiro em zonas junto ao mar e posteriormente no interior de grandes cidades.
Surgiram como cogumelos, sem serem muito pensadas e equacionadas. Em muitos casos encontro apenas uma via com novo pavimento, nova sinalização e dimensões minimamente adequadas, mas que quando utilizada no dia-a-dia, principalmente no meio das grandes cidades, não oferece muita segurança.
O grande risco que se encontra é no cruzamento de ciclistas com condutores.
No atravessamento de vias, continua a verificar-se constantes incidentes, que facilmente poderiam ser evitados se as ciclovias fossem integradas no planeamento dos arruamentos e não fosse apenas mais uma faixa laranja.
A solução que Nick Falbo, Urbanista e Designer no Reino Unido, apresenta, é de
facto viável e aumenta consideravelmente o nível de segurança de todos os utilizadores das infra-estruturas urbanas.
Basta para isso equacionar tal solução em fase de projecto, sempre que se procede a construção, remodelação ou reparação de arruamentos. Afinal trata-se apenas de uma pequena configuração de passeios, sem qualquer material extra especial. Uma solução simples, do ponto de vista construtivo, e eficaz, segundo o demonstrado no vídeo acima.
Conforme poderão ver no vídeo, a solução construtiva passa apenas pela:
- Instalação de uma ilha no canto do cruzamento que aumenta a área de circulação de ciclistas e peões;
- Instalação de uma barra de batente que aumenta a visibilidade do ciclista e diminui a distância de travessia;
- Marcação das travessias para bicicletas com um recuo de seis metros dos cruzamentos, aumentando assim os tempos de reacção;
- Instalar sinais de trânsito para ciclistas.

Do meu ponto de vista, trata-se de uma solução facilmente executada. É no entanto necessário equacionar muito bem os espaços disponíveis e verificar a exequibilidade da mesma in situ. Espero que este vídeo que partilho, seja apenas o ponto de partida para inspiração dos nossos Projectistas e adaptabilidade da solução a cada realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário