quinta-feira, 13 de março de 2014

Dica da Semana: Considerações para a aplicação de pavimento flutuante

Com a chegada da Primavera muitos projectos saem da gaveta e esta é uma boa altura para fazer aquelas pequenas alterações que há tanto tempo se pensa.
Aqui fica mais uma dica de remodelação para a sua habitação, que pode aplicar em qualquer compartimento e dar-lhe uma nova vida.
Substituir aquela tijoleira que se escolheu há anos por um novo piso e ainda por cima com trabalho que pode ser executado unicamente por si.
Aqui ficam dicas para substituir o seu actual pavimento por um pavimento flutuante sem ter que demolir o revestimento existente.

Escolha os materiais
Pela constante procura do mercado, actualmente são muitos os fornecedores que disponibilizam piso flutuante em diversas tonalidades, texturas e propriedades físicas.
Por isso, a primeira acção passa por conhecer o mercado! Saber as tonalidades e texturas que existem e visualizá-las no espaço que pretende alterar. Visualizar se são compatíveis com a tonalidade das paredes, das caixilharias, e mesmo da decoração… as cadeiras, os aparadores, os blackout, etc.
Depois, muita atenção às suas propriedades físicas. Há materiais mais resistentes que outros. É necessário ter em conta essencialmente o seu material base de fabrico. Quanto a este aspecto, os pisos flutuantes podem ser laminados ou de madeira.  
Os pisos laminados podem ser fabricados por pressão directa (denominados DPL) ou por alta pressão (HPL). Os primeiros são constituídos apenas por 3 camadas enquanto que os segundos têm no mínimo 5 camadas e portanto são sempre mais fortes, resistentes e estáveis. Do meu ponto de vista, embora os HPL sejam mais dispendiosos compensam pela durabilidade e bom estado que apresentam mesmo
ao fim de 15 anos e sujeitos a um impacto agressivo de crianças e animais a correr e a brincar.
Quanto aos pisos de madeira a grande característica a ter em conta é a dureza da madeira, que qualquer fabricante fornece na ficha de produto e na especificação das propriedades do material.

Analise os custos
Tire medidas das áreas de aplicação do pavimento e estime a quantidade de material que necessitará. Faça uma pequena análise e comparação de preços no mercado e verifique se a estimativa cai no orçamento que dispõe.
Tenha em atenção todo o material que necessitará. Além do pavimento vai precisar também de um perfil de transição do pavimento flutuante, uma camada resiliente, um rolo de fita adesiva, cola de silicone, lápis, fita métrica, um esquadro, cunhas de 8mm, 1 ferro em s, um martelo, um serrote e uma pistola de cola de silicone.

Planeie o trabalho
Antes da aplicação do pavimento existe uma série de trabalhos que garantem a sua correcta aplicação, entre eles destaca-se:
- Retire os rodapés existentes;
- Mantenha o pavimento existente, fazendo apenas uma limpeza e verificando se o mesmo está nivelado, para tal pode recorrer a um nível. O pavimento flutuante pode ser aplicado sob tijoleira ou pvc;
- Deixe as caixas com as réguas armazenadas no local de aplicação durante 24h, esta simples acção faz com que as réguas se adaptem às inclinações ou possíveis deformações que o pavimento tenha;
- Retire as portas e corte as ombreiras de modo a que tenha a altura necessária para o encaixe do pavimento;
- Coloque a sub-camada, que deverá ser em rolo para facilitar a sua aplicação. As faixas desta camada devem ser aplicadas perpendicularmente às réguas do pavimento que serão posteriormente assentes sobre elas. As faixas devem ser unidas com fita adesiva.

Comece a aplicar o pavimento
Na aplicação do pavimento, as réguas devem ser colocadas paralelamente ao maior comprimento da divisão, de modo a garantir-se uma boa visualização e essencialmente menores consequências da dilatação dos materiais.
Tenha em atenção:
- As réguas das extremidades nunca devem medir menos de 40cm;
- É necessário garantir espaço para a dilatação do material, para isso deve colocar à volta de todo o pavimento em contacto com a parede cunhas de 8mm, para garantir o seu afastamento;
- As juntas nos topos das réguas devem estar desfasadas pelo menos duas vezes a largura das réguas.

No final da aplicação de todas as réguas, corte o excedente da película resiliente em torno do pavimento. Corte os rodapés, aplique-lhes cola no verso e cole-os, deixando um pequeno espaço entre este e o pavimento, por questões de dilatação.
Por último coloque o perfil de transição na zona da porta. O mesmo também colado e com um espaço com afastamento interior de 8mm em relação ao pavimento, para permitir a dilatação do mesmo.

Reorganize
Volte a colocar a porta no sítio e verifique o seu bom funcionamento.
Por último apenas usufrua do novo pavimento e tenha em atenção a manutenção mencionada pelo fornecedor nas fichas do material.


1 comentário:

  1. Boa tarde
    Por favor eu gostaria de saber o preço do metro quadrado?
    nicecosta18@hotmail.com
    Por favor enviem a informação para este email.
    Obrigada
    Eunice Costa

    ResponderEliminar