sexta-feira, 28 de março de 2014

Flavours Orchard, cidade ecológica na China

Já sentia falta de vos apresentar um projecto irreverente, futurista, marcante por todos os princípios que desafia… esta semana o projecto que me cativou resume isso tudo, aqui fica…



Flavours Orchard é o protótipo de uma cidade ecológica em kunming, no Sudoeste da China, proposta e desenhado por Vincent Callebaut com a principal finalidade de aproximar as vizinhanças e promover relações sociais num ambiente dinâmico, ecologicamente sustentável e inteligente.
Constituída por 45 moradias, a cidade é essencialmente ecológica e inteligente, com a integração de um sistema Smart Grid, que contempla a construção de sistemas de automação inteligente e informações integradas em cada moradia com uma rede de energia inteligente, onde é possível redistribuir o excedente produzido a nível de energia limpa, pelas vizinhanças com mais necessidades.
Vincent Callebaut previu também uma rede de veículos eléctricos que permitirão a deslocação gratuita dentro da cidade, visto que os mesmos serão alimentados com o excedente da Energia limpa produzida pelos painéis.
Cada moradia contempla no subsolo uma garagem privada para os carros
eléctricos e salas técnicas para a automação da residência. Cada residência contempla sistemas de produção de Energia limpa, nomeadamente a instalação de painéis solares e fotovoltaicos; grandes áreas envidraçadas direccionadas a Sul com vidro tripo, o que permite a captação do calor durante o dia e a sua dissipação à noite; sistemas de reutilização de águas cinzentas, para posterior utilização em autoclismos, lagoas e irrigação de terrenos agrícolas; e acima de tudo uma integração e respeito pelas qualidades naturais do local, mantendo a continuidade dos ecossistemas existentes.
Quanto à componente estética, Vincent Callebaut, propõe três alternativas, todas elas com a mesma filosofia de funcionamento e de construção, usando materiais tradicionais tais como o betão e o aço. Nas fotografias abaixo podem distinguir perfeitamente estes três tipos arquitectónicos propostos, um deles mais excêntrico que faz lembrar uma espiral.
Uma cidade protótipo a pensar no futuro, onde cada vez mais as Energias Limpas marcam os consumos diários, onde o ser Humano exige espaços integrados na Natureza, onde possa desfrutar de qualidade de Vida.












(fotos retiradas de http://www.evolo.us/)

Sem comentários:

Enviar um comentário