quinta-feira, 6 de março de 2014

Dica da Semana: Como pintar paredes interiores?

passos para a pintura de uma parede interior
Um passo tão simples que muda radicalmente um espaço físico.
A pintura de uma divisão interior pode mudar completamente o conceito, a decoração e dar uma nova vida ao espaço.
Uma alteração económica e com impacto, mas que muitas vezes, pelo receio de se efectuar, é adiada por tempo indeterminado. Ou por questões económicas associadas à ideia de contratar serviços, ou por questões rotineiras, o que é certo é que muitas vezes tudo se mantêm e os espaços vão perdendo vida!
Antes de mais, quero aqui deixar bem claro, que se pretende pintar o interior de uma moradia completa, recorra a profissionais, essencialmente porque se trata de um trabalho moroso e que necessita de muita disponibilidade.
Mas se pretende apenas mudar aquela divisão que precisa de ser renovada, porque não meter mãos à obra?
Ok, precisa de tempo e de planeamento. O primeiro terá de disponibilizar. O segundo, apenas tem de seguir os passos abaixo, para garantir um óptimo trabalho.

 Desenvolva uma visão
Disponibilize tempo para passear pelo imóvel e visualizar os espaços com outra tonalidade. Tenha em atenção: as cores claras trabalham em qualquer lugar mas as cores escuras necessitam de espaços com muita luz natural; as cores neutras combinam com qualquer decoração; as tintas muito brilhantes vão evidenciar qualquer defeito da parede.
O leque de tintas é elevado!! Existem tintas específicas para o  interior, existem tintas ardósia fantásticas para qualquer espaço, tintas com propriedades que as tornam mais ou menos amigas do ambiente. Informe-se junto de comerciais ou daquele amigo que está na área. Para ajudar, pode também ler o post “Dicas e Decoração - Tinta ardósia”, disponibilizado na lateral do blog, e Tintas Naturais.
Se for barra em software, experimente primeiro as tonalidades virtualmente e verifique se os contrastes vão ao encontro do que deseja. Existem inúmeros softwares e aplicações no mercado, tais como o ColorSmart, o Color Planner, e outras que pode usufruir a partir das grandes marcas como a Robbialac, a Cin, ….

Analise feedback
Partilhe as suas ideias com quem usufrui dos mesmos espaços. Podem ter outras sugestões interessantes, que poderá ter em conta para a decisão final da tonalidade e tipo de material a aplicar.

Analise os custos
Tire medidas das áreas que vai pintar e estime a quantidade de material que necessitará. Faça uma pequena análise e comparação de preços no mercado e verifique se a estimativa cai no orçamento que dispõe.
Tenha em atenção: o preço das tintas varia muito consoante as suas propriedades e
tonalidades; vai necessitar de pincéis, rolos, fitas isoladoras, luvas, bandeja para a tinta, escadote para alcançar os pontos mais altos, lixas, panos de limpeza, massa para cobrir eventuais falhas e imperfeições.
Para saber a quantidade de tinta necessária, pode fazer uma conta simples, dividindo a área de intervenção pelo rendimento da tinta. Este último valor é disponibilizado pelo fabricante no rótulo de cada tinta.

Planeie o trabalho
Pintar uma divisão não é apenas pegar no pincel e na tinta. Há vários passos preparatório a dar que incluem:
- retirar todo o mobiliário e colocar no centro da divisão o material mais pesado que não se pode retirar, protegendo-o com plásticos;
- retirar os espelhos dos interruptores e tomadas, tendo em atenção que o quadro eléctrico deve estar desligado;
- proteger os rodapés e caixilhos com fita isoladora, pode ser fita papel;
- proteger o pavimento com jornais;
- preparar a superfície, o que inclui a reparação de fissuras, a limpeza da superfície com um pano seco e a limpeza de manchas com produto específico.

Comece a pintar
Após a conclusão de todos os passos atrás, está na altura de começar a pintar.
Se a divisão tem janelas, abra-as para ter ventilação e as camadas de tintas secarem mais rapidamente.
Se vai alterar uma tonalidade escura para uma tonalidade clara dê muita importância à aplicação do primário, é necessário uma quantidade generosa e muitas vezes mais de uma camada.
A quantidade de tinta a aplicar depende, essencialmente, do tipo e da porosidade da superfície a intervencionar. As principais marcas de tinta costumam apresentar esta informação nos seus rótulos.
Comece por pintar os recortes e cantos com uma trincha, depois com um rolo apropriado vá pintando áreas com aproximadamente 1m2, primeiro na vertical, depois na horizontal e, por fim, na vertical.
Deixe secar bem, cada camada de tinta antes de aplicar a seguinte.

Reorganize
Depois de pintar e de secar, retire as protecções do pavimento, dos rodapés e caixilhos.
Recoloque os espelhos das tomadas e interruptores, com o Quadro Eléctrico devidamente desligado.

Organize o mobiliário e usufrua do novo espaço!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário