quarta-feira, 19 de março de 2014

Intersole, solução de coberturas inclinadas pré-fabricadas com incorporação de soluções solares

Telhado pré-fabricado com incorporação de sistema Renusol
Intersole, telhado energético pré-fabricado
(foto retirada de http://www.bamwoningbouw.nl/)
Da autoria da empresa holandesa BAM Woningbouw, pertencente ao grupo BAM Royal, é possível “construir” uma cobertura eficiente in situ em menos de 4 horas.
A solução apresentada recorre a construção pré-fabricada em que é fornecido em obra a totalidade de uma cobertura inclinada que é fixa à restante estrutura.
Pela estreita colaboração da empresa com o fabricante alemão de soluções solares, Renusol, este material apresenta o fantástico bónus de incorporar em fábrica soluções para produção de Energia limpa. Assim, além do tempo disponibilizado para a construção de uma cobertura tradicional, a solução descarta também os trabalhos e custos associados à instalação de painéis solares à posteriori, em obra.
O Intersole, como é conhecida a solução, é um telhado eficiente com produção de Energia limpa, completamente executado em fábrica, sendo inteiramente transportado e instalado de uma só vez na construção pretendida.
A BAM Woningbouw, tem instalado muitas destas soluções essencialmente nas suas construções de reabilitação. Quando o telhado está demasiado degradado e necessita de ser substituído, o cliente tem optado por este tipo de solução, por ser mais económica e rápida.
O Intersole é constituído por folhas de polietileno de alta densidade e
resistentes, que são fixas à estrutura do telhado, como se fossem telhas. As folhas de polietileno são sobrepostas como as telhas, garantindo assim a estanqueidade da cobertura.
A solução flexível, permite instalar qualquer tipo de solução solar, sem moldura, recorrendo a grampos de fixação, uma vez que a mesma é fixa sobre as folhas de polietileno.
Do meu ponto de vista, é de facto uma solução que optimiza prazos e custos, no entanto, e por se tratar de um produto recente, o primeiro Intersole foi instalado em Dezembro de 2013, as soluções são ainda muito reduzidas. Esperemos que seja uma solução que se venha a uniformizar para qualquer tipo de telhado e com possibilidade de revestimentos diversos.

Sem comentários:

Enviar um comentário