quinta-feira, 13 de março de 2014

Vinci parceira de Escolas Francesas na vanguarda da construção ecológica

(foto retirada de www.vinci.com)
A empresa Vinci assinou em 2008 uma parceria com a instituição científica pública, ParisTech, para o estudo e concepção ecológico de complexos de edifícios e infra-estruturas.
A parceria apoiou três escolas francesas de Engenharia, MINES ParisTech, Ecole des Ponts ParisTech e AgroParisTech, tendo sido criada, nos cursos de pós-graduação destas escolas, uma cadeira unicamente para gerar novos conceitos e ferramentas para uso eco urbano e planeamento de biodiversidade.
Durante esta parceria de cinco anos, desenvolveu-se essencialmente conceitos para a reabilitação de estruturas existentes, análise do ciclo de vida dos materiais, biodiversidade e mobilidade sustentável. A Vinci participou essencialmente na concepção de módulos de ensino para os alunos, disponibilizando designers, construtores e demais técnicos, ao longo de 25 conferências para partilhar experiências e ajudar na investigação e desenvolvimento de novos conceitos.
Neste momento, a empresa Vinci pretende levar a cabo a renovação da parceria até 2018, com um aumento de financiamento para 4 milhões de euros. Com esta renovação a empresa pretende levar a cabo um trabalho de investigação mais específico e com alcance internacional, nomeadamente através da presença de especialistas britânicos e suíços.
A principal investigação nos próximos anos será focada no desempenho energético,
na agricultura urbana, em redes e cidades inteligentes, em energias renováveis e reciclagem de materiais.
Esta opção da empresa Vinci em concentrar parte do seu trabalho de inovação no apoio à investigação, debate e iniciativas público-privadas é fundamental para impulsionar a pesquisa, investigação e divulgação de conhecimento e novos conceitos associados a uma construção mais amiga do ambiente.
A política de investigação e desenvolvimento da Vinci concentra-se nas principais questões abordadas pelas suas actividades práticas, nomeadamente ao nível do eco-design, do desempenho energético, da sustentabilidade de infra-estruturas e na concepção de novos serviços e conceitos de mobilidade.
Uma parceria mutuamente vantajosa com efeitos práticos e imediatamente aplicáveis. 
Do meu ponto de vista, estas são parcerias extremamente benéficas especialmente para os alunos que têm um contacto directo com situações práticas e reais do dia a dia, empenhando-se e participando activamente em projectos e trabalhos das empresas.

Sem comentários:

Enviar um comentário