segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Redução de Energia na construção de estradas

Lafarge Tarmac e a Carbon Trust desenvolvem no Reino Unido produto inovador
LTA alternativa ao asfalto
 (foto retirada de http://www.theconstructionindex.co.uk/)

A redução de temperaturas na construção de estradas é um dos objectivos que nos últimos três anos tem estado diariamente em cima da mesa dos investigadores.
Actualmente, para se fabricar o asfalto são necessárias temperaturas na ordem dos 180ºC e 190ºC, que permitam ligar e colar os agregados e o betume. Ora se essa temperatura for reduzida, poderemos ter ganho substanciais a nível económico.
Com esse objectivo, a empresa Lafarge Tarmac e a Carbon Trust desenvolveu um programa de investigação para o estudo de materiais alternativos, tendo desenvolvido um material que permite a mistura e o trabalho a temperaturas mais baixas, o LTA.
Para a produção deste material serão necessárias temperaturas entre os 100ºC e os 140ºC, reduzindo-se assim significativamente as emissões de CO2.
Sem comprometer a durabilidade e mantendo as características do asfalto a altas temperaturas os materiais são
unidos eficazmente e o LTA pode ser utilizado em topo o tipo de construção, estradas, áreas de estacionamento, aeródromos, unidades industriais…
Tendo em conta o crescimento da construção em Inglaterra, principalmente a nível industrial, este estudo foi acelerado para que o LTA possa ser usado na próxima década.
Estima-se que só no Reino Unido, a utilização deste material em relação ao asfalto típico, poderá levar a uma redução de 260 mil toneladas de CO2 e a um ganho económico na ordem dos 55 mil euros em 10 anos.

Um ganho económico, mas acima de tudo ambiental que aplicado à escala global será extremamente vantajoso.

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