terça-feira, 7 de janeiro de 2014

África em crise no sector da Energia

Africa é abençoada no que respeita a recursos naturais, contribuindo estes para a economia numa escala entre 10 a 15%.
A maior parte destes recursos são exportados para países desenvolvidos e por isso mesmo África continua, na generalidade, sub-desenvolvida e pouco competitiva industrialmente.
Estes recursos têm atraído profissionais de diversas áreas, o que tem levado ao aumento populacional. Crê-se que nos próximos 20 a 30 anos a população aumente para o dobro e com isso novos negócios surjam na área industrial que contribuam para o desenvolvimento do país.
A empresa Frost &Sullivan, que actualmente se encontra em crescimento em África, acredita que nos próximos anos, o Continente vai ser responsável pelo
abastecimento de 26 países, com uma população na ordem dos 526 milhões de consumidores.
Mas há uma miragem de competitividade que poderá abafar o Continente e restringir o seu desenvolvimento. Ásia, Europa e Norte da América serão a curto prazo bem mais competitivos. O constante aumento de custos operacionais e de entrada das empresas em África leva a que o sector não seja tão rentável quanto as empresas desejam. Para se manter competitiva e atrair investimento, os processos terão de ser alterados, reinventados!
O aumento constante dos preços dos combustíveis e da eletricidade provocam um impacto negativo no sector.
Outro grande factor negativo é sem dúvida o aumento dos preços da eletricidade para financiar a construção de novas e renovadas instalações para geração de energia, assim como o preço elevado de combustíveis para gerar energia (visto que existem países africanos que não têm acesso ao carvão).
Esta dependência de energia eléctrica , com preços elevados, para os processos de produção, inibe as empresas de fabricação de competir eficazmente com os homólogos mundiais, tais como a Ásia.
Por isso, para garantirem a produção directa de energia a todos os clientes, terá de haver um compromisso com o governo local que leve à duplicação e triplicação da produção nos próximos 20 a 30 anos. Começa já a sentir-se a expansão das infra-estruturas, nomeadamente na África do Sul, Moçambique, Nigéria, Etiópia, Zâmbia, Tunísia, Uganda, Tanzânia e Gana.
Prevê-se que nos próximos anos, o Continente comece a priveligiar fontes de energia renováveis, como a eólica e a solar. Existem actualmente países na África do Sul com programas de incentivos fiscais para as empresas que optem pela instalação de energia renovável.

Este será um sector a crescer e com expectactivas a nível de aumento de postos de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário