quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Patologias em alvenarias de pedra – Técnicas de diagnóstico

A maiorida dos edifícios históricos do nosso país são constituídos por alvenaria de pedra. A sua antiguidade, uso e exposição a todos os condicionantes atmosféricos levou à degradação dos materiais.
Tratando-se de uma parte significativa do nosso património, que conta a nossa história, torna-se imprescindível conservar o mesmo, reabilitando os espaços sem que se altere a sua estrutura e identidade arquitectónica.
Mas antes de se iniciar qualquer tipo de reabilitação é necessário analisar e efectuar ensaios
à estrutura e materiais existentes para posteriormente se definir o grau de intervenção de que o mesmo carece.
Para este tipo de construção deve-se recorrer a ensaios não destrutivos, ou parcialmente destrutivos que não alteram substancialmente qualquer elemento construtivo.
As principais técnicas de diagnóstico utilizadas consistem em:
Exame macroscópico
Além da componente fotográfica e videográfica, são instalados em obra instrumentos específicos tais como inclinómetros, deflectrómetros e fissurómetros.
 Análise fotográfica
Consiste na elaboração de um catálogo fotográfico com o registo de várias fotografias que revelem pormenores, anomalias e/ou restauros anteriores.
Análise de imagem
São utilizadas técnicas macroscópicas e microscópicas em imagens (fotografias e filmes), recorrendo-se a tratamento matemático e quantificação de aspectos morfológicos.
Fotogrametria
São retiradas imagens (por exemplo por fotografia) do mesmo objecto em ângulos diferentes, sendo posteriormente reconstituída a imagem espacial.
Termografia
Através da radiação dos materiais, permite detectar zonas húmidas, zonas de destacamento, descontinuidades, elementos interiores e modificações.
Boroscopia
Utilizando o baroscópio é possivel analisar o interior de pequenas fendas.
Métodos químicos
São executados ensaios in situ de caracterização da água em contacto com a construção, permitindo a análise de eflorescências.
Métodos dinâmicos
São realizados ensaios in situ para avaliar o comportamento dinâmico da estrutura. Pode ser executada uma tomografia sónica ou ensaios ultra-sónicos.
Detecção de elementos metálicos ocultos
Ensaio efectuado in situ com o auxilio de detectores de metais.
Ensaio de Karsten
Ensaio in situ que consiste na avaliação da porosidade superficial da alvenaria.
Ensaios de comportamento mecânico
São efectuados ensaios in situ ou em laboratório para a análise da dureza superficial e da compressão. Normalmente executa-se ensaios com macacos planos ou ensaios de carga estática de curta duração.

Sem comentários:

Enviar um comentário