sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Os edifícios mais sustentáveis dos Estados Unidos

Embora não estejamos directamente ligados aos Estados Unidos, é impossível ficar-se indiferente à sua mega construção. O país é associado a uma grande produção de poluição, consumo de energia e responsabilidade pela degradação da camada de ozono, mas a verdade é que cada vez mais são construídos edifícios sustentáveis com múltiplas soluções que rentabilizam energia e água.
Mesmo os mega arranha-céus podem ser sustentáveis, desde que
se considere soluções ambientalmente amigas desde a fase de projecto. Aqui ficam alguns exemplos.


O edifício Bank Of American em Nova Iorque possui três soluções sutentáveis: um sistema de águas cinzentas que capta e reutiliza as águas das chuvas, uma central de co-geração que permite o abastecimento elétrico do edifício e baterias de gelo para garantir a refrigeração do espaço.

(imagem retirada de http://en.wikipedia.org/)


O edifício Conde Nast Building em Nova Iorque possui células solares de combustível que melhoram a eficiência e sombras do edifícios reposicionadas estratégicamente para garantir o conforto térmico.

(imagem retirada de http://www.nyc-architecture.com/)


O edifício Queens Botanical Garden Visitors Center em Nova Iorque possui um telhado verde em que os canais de águas pluviais servem de reservatório para rega de toda a área verde.

(imagem retirada de http://www.topboxdesign.com/)


O Almaden Tower em San Jose foi projectado para minimizar os consumos de energia, sendo que um dos sistemas mais peculiares consiste na instalação de sensores de iluminação fluorescentes de tubo e de movimento que desligam os monitores dos computadores, sempre que o espaço de trabalho está livre.

(imagem retirada de http://en.wikipedia.org/)


O Hearst Tower em Nova Iorque possui inúmeras soluções sustentáveis, destacando-se no átrio um piso radiante, uma parede de água temperada e paredes de temperatura controlada, que fornece ventilação de ar fresco aos espaços numa percentagem de 75% do total do ano. Destaca-se também o sistema de recolha de águas das chuvas do telhado e o uso de luminárias eficientes que levam à redução de 30% ao ano comparativamente com uma construção tradicional.

(imagem retirada de http://obviousmag.org/)


O Cherokee Studios em Los Angeles foi construído a partir de resíduos reciclados. O edifício possui uma volumetria simples, um pátio central que permite a ventilação natural do espaço através de brisas e ângulos de sol estratégicos para garantir conforto térmico e luminosidade.

(imagem retirada de http://greensource.construction.com/)


O Alberici Corporate Headquarters em St. Louis possui várias características ambientalmente eficientes tais como a recolha e tratamento das águas das chuvas o que permite uma poupança anual de 500.000litros de água.

(imagem retirada de http://greensource.construction.com/)


O Livestrong Foundation Headquarters em Austin possui um telhado de vidro e aço que maximixa a luz solar e minimiza o uso de energia.

(imagem retirada de http://architecture-view.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário