segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Produção de Energia com Telhas Solares

Actualmente, a produção de Energia não tem de ser inestética e inadequada à Arquitectura envolvente. Os tradicionais painéis solares podem, facilmente, serem substituídos por telhas solares.
Um dos grandes desafios da Arquitectura, na Reabilitação de Centros Históricos, passa pela melhoria da térmica dos imóveis e produção de demais energia limpa, sem alterar substancialmente os traços arquitectónicos do edifício.
Nesta perspectiva, a telha solar é um material substancialmente vantajoso, pois permite melhorar a eficiência térmica sem provocar um grande impacto.
Os painéis solares térmicos e fotovoltaicos são dos materiais mais utilizados para a produção de água quente, aquecimento dos espaços interiores e produção de energia, mas eles possuem dimensões elevadas, necessitam de espaço circundante e não são facilmente integrados na arquitectura de um imóvel, principalmente quando a cobertura é em telha.
A pensar nesta inconveniência e na necessidade de se reabilitar os centros históricos, foram desenvolvidas as telhas solares em que
à cerâmica são incorporados mini painéis solares para produção de Energia.
Inovadoras, esteticamente agradáveis e essencialmente amigas do ambiente, as telhas solares adaptam-se à arquitectura do imóvel, permitindo tornar os edifícios energeticamente auto-suficientes, sem os inconvenientes funcionais e estéticos inerentes à utilização de painéis solares tradicionais.
Existem diversos tipos de telhas produtoras de Energia, nomeadamente:
- Telhas em que apenas se procede à implantação do painel solar sobre a cerâmica;
- Telhas de vidro combinadas com painéis solares e fotovoltaicos. Solução esta desenvolvida pela empresa Sueca, Soltech Energy
- Telhas solares de plástico com cobertas moldadas. Solução desenvolvida pela empresa Italiana REM S.p.A

As primeiras, apresentam a grande desvantagem de custo. Uma vez que todo o telhado é reconstruído para a aplicação dos painéis solares.

Utilização de telhas solares para produção de energia
Painéis incorporados em telha para produção de Energia (foto retirada de: http://www.hypeness.com.br/)

As telhas de vidro combinadas com painéis solares e fotovoltaicos são constituídas por telhas transparentes sobrepostas a painéis solares monocristalinos de elevado desempenho. Podem ser combinadas ambas as soluções, permitindo assim a total autonomia energética do edifício. As telhas são constituídas por vidro de elevada transparência e com baixo teor em óxido de ferro, o que permite que a luz solar as possa atravessar livremente, sem degradar os painéis solares.

Utilização de telhas solares para produção de energia
Telhas de vidro para produção de Energia (foto retirada de: http://www.engenhriacivil.com/)

As telhas solares de plástico com soluções moldadas apresentam o aspecto das telhas de cerâmica tradicional, em que no centro de cada telha são implementados módulos solares térmicos sob painéis transparente que deixam passar a luz solar.

Utilização de telhas solares para produção de energia
Telhas solares de plástico para produção de Energia (foto retirada de: http://www.construirsustentavel.com.br/)

Todas as soluções são perfeitamente enquadráveis na reabilitação de centros históricos, pois minimizam o impacto visual e permitem a produção de energia quer térmica quer fotovoltaica.




1 comentário:

  1. Bons artigos, Você já ouviu falar de LFDS (Le_Meridian Funding Service, E-mail: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: +1-9893943740--lfdsloans@lemeridianfds.com) é como serviço de financiamento nos EUA / Reino Unido que me concede um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e já os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos, embora goste de trabalhar com eles porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem dar qualquer tipo de empréstimo.

    ResponderEliminar