quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Técnicas de Reabilitação de Estruturas de Madeira

A reabilitação de estruturas é o maior desafio da reabilitação urbana.

Por se tratarem de elementos de suporte, muito deles fulcrais à estabilidade da estrutura é necessário um cuidado redobrado e aplicação das técnicas adequadas que não comprometam ou degradem ainda mais os elementos estruturais.
Os centros históricos estão repletos de edifícios a necessitar de rápida intervenção de reabilitação, e a maioria deles é constituída por elementos estruturais em madeira.
A madeira é um material muito comum, utilizado tanto na estrutura, como em pavimentos ou cobertura. A sua exposição a ambientes agressivos bem como a constante carga aplicada, muitas vezes inadequada, leva à deformação do material e consequentemente à sua degradação.
É nesta fase que se torna imprescindível a reabilitação do material, principalmente quando este é um componente estrutural. Para os trabalhos de reabilitação podem-se aplicar várias técnicas, classificadas essencialmente em técnicas de reparação (que apenas reparam a zona degradada de modo a manter a capacidade de carga da estrutura) ou
técnicas de reforço (que visam aumentar a capacidade de carga da estrutura existente).
Ligeiramente, resume-se de seguida as técnicas mais utilizadas:

 - Aplicação de empalmes para reforço da estrutura
Esta técnica pode ser aplicada em elementos partidos ou fissurados e consiste na colocação de uma nova peça de madeira de um dos lados ou em ambos os lados da zona que necessita de intervenção.
A peça é aparafusada à estrutura existente pelo que é imprescindível o dimensionamento da área de sobreposição, bem como dos parafusos e seu distanciamento.
Uma vez que se trata de uma peça aplicada sobre a estrutura já existente, deve-se garantir que ambas terão a mesma altura e a mesma aparência, de modo a não provocar um impacto arquitectónico demasiado agressivo.

Estrutura de madeira
Aplicação de empalmes para reforço de estrutura (imagem retirada de http://cm-viseu.pt/)

- Reparação de fendas através do processo de cintagem ou através da aplicação de parafusos
A técnica de cintagem é utilizada essencialmente para reparar fendas longitudinais e consiste na aplicação de tiras metálicas em torno do elemento estrutural que por aperto, recorrendo a pregos electrozincados ou de aço, minimizam e impedem o aumento das fendas.
Já a técnica por parafusos, também aplicada para corrigir as fendas longitudinais, consiste na aplicação de parafusos, de pequeno diâmetro afastados entre si no mínimo 8cm, e aplicados perpendicularmente à fenda, que tenderá a fechar, conforme se procede ao aperto.

Estrutura de madeira
Cintagem de estrutura de madeira (foto retirada de: http://construironline.dashofer.pt/)

- Construção de novas vigas paralelas às existentes
Utilizada essencialmente para aumentar a capacidade de carga ao nível das vigas de pavimentos, esta técnica consiste na construção de uma nova viga paralela à existente que estará encastrada na parede de suporte, que neste tipo de construção, por norma, trata-se de uma parede de pedra.

- Construção de vigas transversais às vigas existentes
Com a mesma finalidade e o mesmo método da técnica anterior, as vigas novas são colocadas perpendicularmente. Esta disposição aumenta exponencialmente a capacidade de carga da estrutura no entanto muitas vezes não é a mais adoptada pelo impacto arquitectónico que provoca.

- Colocação de elementos metálicos para reforço de vigas existentes;
Aqui são colocados elementos metálicos paralelos aos elementos estruturais, os mesmos fixos com recurso a parafusos.
É muito importante dimensionar a espessura do novo elemento de acordo com a capacidade de carga anteriormente existente, visto que não se trata de uma técnica de aumento da capacidade.

Estrutura de madeira
Aplicação de elemento metálico (imagem retirada de http://cm-viseu.pt/)


- Aplicação de epoxy para fecho de fendas;
A aplicação de epoxy pode ser realizada em fendas de topo ou pequenas fendas longitudinais e consiste na injecção de uma calda na fenda que, após polimerização, apresenta características semelhantes ao material envolvente.
Em situações mais críticas pode-se utilizar esta resina epoxídica de baixa viscosidade em conjunto com varões de reforço em aço inoxidável ou de material reforçado com fibras de vidro.
Esta técnica é muitas vezes utilizada para substituição do apoio de asnas deterioradas.

Estrutura de madeira
Aplicação de epoxy e varões de reforço (imagem retirada de http://cm-viseu.pt/)


- Aplicação de compósitos FRP para reforço das vigas existentes;
Esta técnica consiste na colagem e uma manta ou de um laminado de FRP à madeira. Tem de ser sempre aplicado na face traccionada da viga, podendo em casos mais severos ser aplicado também na zona de compressão.
A grande desvantagem desta técnica é sem dúvida a nível Arquitectónico, pelo impacto que provoca.

- Aplicação de elementos de madeira para reforço das uniões entre elementos existentes;
Nesta técnica é utilizada uma placa de madeira em forma de triângulo que será fixa através de resinas às peças de madeira existentes. Para tal são executados, na face inferior dos elementos existentes, cortes a 45º com forma triangular e no canto de ligação entre as duas peças.

- Aplicação de pré-esforço
Esta técnica é utilizada essencialmente em vigas de pavimento uma vez que consiste na colocação de um sistema de pré-esforço em tensão de modo a contrariar a flecha existente no elemento estrutural, até à sua anulação.
Para tal é necessário uma estrutura pré-fabricada em metal para substituir as partes deterioradas, bem como acessórios metálicos para substituição de topos.


Independentemente da técnica a utilizar, tratando-se de uma intervenção de reparação de elementos estruturais é fundamental garantir o máximo de segurança, assim, a estrutura deve estar sempre escorada e todos os trabalhadores devem respeitar os procedimentos de segurança implementados.

Sem comentários:

Enviar um comentário