quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Escola verde estimula a preservação do meio ambiente



Preservação do meio ambiente
(Foto retirada de http://www.designboom.com/)

Em Bali, a tradicional alvenaria e betão de que são feitas as nossas Escolas, é substituída por um material bem natural, o Bambu!
A grande diferença é a nível económico e as vantagens ambientais transcendem aquilo que nos faz sentir quando vimos projectos como estes.
A “Green School” é um projecto de uma escola sustentável na ilha de Bali e o tipo de construção não podia ser mais adequado ao local! Em comunhão com a Natureza, a Escola está implantada entre uma floresta e campos de arroz.  É constituída por 25 edifícios construídos em bambu e paredes de barro. A parte central da Escola tem 60m de comprimento e foi
construído com 2500 varas de bambu.
Todo o mobiliário (armário, mesas, cadeiras, etc) é em bambu e energia eléctrica não existe!! Toda a Energia é produzida através de energia solar e bio-diesel.
A água é um bem essencial e também é reutilizada através de mecanismos de reaproveitamento de águas cinzas e águas pluviais.
Os jardins são hortas e os alunos passam grande parte do tempo na conservação das mesmas. Sim, porque os dias são repartidos em três actividades: as aulas de sala (aulas de ensino regular que incluem as matemáticas, inglês, ciências, físicas, etc), as aulas criativas (que incluem aulas de piano, música, entre outras) e as aulas de estudos verdes (que incluem actividades sustentáveis, ligadas à reutilização de águas, produção da energia e sustentabilidade do ambiente circundante).
A “Green School” tem ganho notoriedade internacional pela sua construção e hábitos sustentáveis e pelo impacto positivo que os mesmos têm provocado na aprendizagem dos alunos que por lá têm passado.

Uma construção específica em que o modelo não pode ser aproveitado para qualquer País. Mas a essência e a beleza da Construção sustentável é essa mesma. Obras únicas, métodos de construção únicos e adaptados a materiais naturais de cada lugar.

Preservação do meio ambiente
(Foto retirada de http://www.designboom.com/)

Preservação do meio ambiente
(Foto retirada de http://www.designboom.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário