quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Microfissuras - O que são e as suas causas?

As microfissuras são patologias ou erros de construção, que evoluem em forma de “rede” até que sejam devidamente reparadas.
São um tipo de fissuras, que apresentam uma espessura inferior a 0,2mm. Estas podem evoluir e transformarem-se em fissuras, quando a espessura varia entre 0,2 e 2mm, e/ou em fendas, quando a espessura é superior a 2mm.
Podem ser classificadas como super
ficiais, quando afectam apenas o revestimento, ou profundas, quando afectam a estrutura.
As causas mais comuns para o aparecimento de microfissuras, resumem-se em:
                - má aderência do revestimento à estrutura;
                - falta de juntas de dilatação que permitam que os materiais trabalhem e absorvam as constantes deformações da estrutura;
                - má compactação do terreno de assentamento da estrutura;
                - rectracção da argamassa por quantidades incorrectas dos diversos componentes;
                - sobrecarga da estrutura antes do tempo necessário para os materiais trabalharem;
As fissuras permitem a passagem de água o que leva ao aparecimento de manchas, eflorescências, degradação da pintura, bolores e outros fungos, provocadores de doenças alérgico-respiratórias.
Sem o tratamento adequado, a microfissura Pode evoluir para uma fissura e desencadear um processo de corrosão das armaduras, levando, em casos extremos, à instabilidade estrutural do edifício.

É portanto imprescindível um cuidado prévio na concepção da estrutura e aplicação de cada material e posteriormente uma manutenção preventiva que evite o aparecimento das mesmas e/ou trate-as precocemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário