quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Obras Públicas… esqueçam!!

As obras públicas sempre foram um desafio para Empreiteiros e Fornecedores. Embora as margens sejam maiores, os 90 dias estipulados em CCP para liquidação de facturas muitas vezes não são cumpridos.
Mas eram verbas garantidas! Com muitas revisões de preços e todo o grande empreiteiro e/ou Fornecedor sempre considerou um bom investimento a médio e/ou longo prazo. O problema é que elas estagnaram, terminaram e muitos dos projectos não passaram disso mesmo.
Segundo a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, verificou-se em 2013 uma quebra de 10% no volume de contractos efectuados.
Muitos concursos foram lançados, muitas prop
ostas efectuadas mas no resultado final apenas foram executados 53% de contractos do total de concursos lançados.
Se por um lado a efectiva construção de obras públicas baixou, existem 47% de concursos lançados sem efeito nenhum. Os custos directos e indirectos para o lançamento do concurso caem no vazio e desperdiçam-se centenas de milhares de euros.

Está na altura de gestores, directores, e todos os demais senhores responsáveis, pensarem e ponderarem antes de darem o primeiro passo, pois não só haverá uma grande rentabilidade económica como não haverão empresas a “cair” na espera constante daquela obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário