quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Alvenaria de Terra - Técnicas de Construção

As técnicas de Construção de Alvenaria em Terra dividem-se essencialmente em quatro sistemas:

- Sistemas monolíticos
Incluem a construção em terra escavada, modelada ou empilhada e a taipa. Este último método é o mais utilizado em Portugal e consiste na compactação de terra húmida num taipal.
Este método evol
uiu até ao que actualmente se denomina de taipa mecanizada, em que as cofragens são reutilizadas e têm uma maior qualidade e dimensão. Para a compactação da terra utiliza-se actualmente compactadores pneumáticos, que ajudam a reduzir ainda mais o tempo de construção.

- Sistemas de alvenaria
Neste sistema o processo é semelhante à construção tradicional sendo que os tradicionais tijolos são substituídos por unidades pré-fabricadas tais como o adobe, o BTC (bloco de terra compactada), blocos de terra recortada ou terra extrudida.
Os mais utilizados em Portugal são o adobe e o BTC. Na técnica de adobe é utilizado solo argiloso que deve ser misturado com palhas ou fibras de modo a evitar a fissuração quando o mesmo é seco ao sol. A técnica de BTC é uma derivada do adobe com a incorporação da prensagem do material. É portanto mais resistente a cargas do que o adobe.

- Sistemas de enchimento ou revestimento
Neste sistema, as alvenarias de terra não têm capacidade de suporte.  Este sistema consiste na colocação de terra sobre um sistema de madeira ou vime, ou no enchimento de alvenarias duplas de tijolo ou pedra.

- Sistemas de ligação
Este sistema é apenas um complemento, que consiste na utilização de terra como argamassa para assentamento dos blocos de alvenaria ( adobe, BTC ou mesmo pedra).

O vídeo que a seguir se subscreve é bastante ilustrativo das técnicas actualmente mais utilizadas:

Sem comentários:

Enviar um comentário