terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Reutilização de óleos usados para a produção de Energia limpa

O desafio de se reutilizar óleos de cozinha usados para a produção de Energia limpa foi agarrado pela Finning, e o projecto da primeira central de energia deste tipo, em Yorkshire, está em fase de arranque.

Este desafio surgiu pelo constante gasto económico no desentupimento e limpeza dos esgotos devido ao despejo de óleos usados na cozinha directamente na rede, que anualmente, só em Inglaterra, ascende 1,1 milhões de euros.  
Além dos gastos anuais, o despejo dos óleos na rede pública leva à danificação da mesma, à poluição de água e à produção de metano na atmosfera, sendo este um dos principais gases causadores do efeito de estufa.
Por todas as razões, quer económicas quer ambientais, o desafio para a reutilização dos óleos usados para a produção de Energia limpa surgiu em 2013 e agora, após vários estudos e considerações, desenvolve-se no papel para posterior implementação.
A empresa Finning será responsável pela concepção, construção e manutenção do projecto, que contemplará o fornecimento e utilização de motores da Caterpillar, que será alimentado por combustível LF100, derivado da reciclagem de óleo de cozinha usado.
Prevê-se que a central de produção de Energia esteja
concluída no segundo semestre de 2014, com uma produção na ordem dos 130 GWh por ano de energia renovável, o que equivale ao abastecimento de energia a 40 mil casas.

O investimento, na ordem dos 80,7 milhões de euros, contará com um financiamento por parte da Finning (70%) e da REG- Renewable Energy Generation Ltd (30%).
Na primeira instância os óleos alimentares serão recolhidos, por empresas específicas de recolha, em resturantes e companhias alimentares locais, no entanto as campanhas posteriores serão para sensibilização a todos os utilizadores da importância da recolha dos óleos usados.
O armazenamento é facilitado com depósitos próprios e esteticamente adaptáveis a habitações, pelo que este passo será concerteza facilmente implementado.

Produção de Energia limpa com óleos usados em Yorkshire
Reservatórios de óleos usados
(foto retirada de http://www.mattiussiecologia.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário