terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Isolamentos Térmicos

Os isolamentos térmicos são constituídos por material apropriado (celular, fibroso ou granular) com o principal objectivo de reduzir as trocas de calor entre dois espaços.
É, o material essencial, para garantir o conforto térmico das nossas habitações e espaços utilizados.
Existe no mercado uma grande variedade de isolamentos térmicos, e a sua escolha recai não só nas características técnicas do material, mas também na análise do local de aplicação e das melhores técnicas construtivas a aplicar.
Eles podem ser pré-fabricados ou executados “in situ” (moldados ou projectados), sendo que no primeiro caso a sua aplicação em obra é efectuada através de fixação ou colagem.
Os isolamentos térmicos pré-fabricados existem no mercado em forma de placas/painéis que podem ser revestidos nas faces; mantas térmicas que são materiais não rígidos e podem também possuir acabamento nas fases e blocos que têm a particularidade de possuir espessura igual às restantes dimensões.
Relativamente às matérias-primas utilizadas, os isolamentos térmicos podem ser celulares, fibrosos ou granulares. Os primeiros são caracterizados pela
existência de ar em alvéolos, enquadrando-se neste tipo de isolamento as cortiças, espumas de plásticos e argamassas celulares. Os segundos, e os mais utilizados em Portugal, caracterizam-se por manter uma película de ar aderente em cada fibra exposta, como é o caso da lã de rocha e da lã de vidro. E por último, os materiais granulares são caracterizados por reterem ar entre os grânulos e os interstícios destes, como é o caso de granulados de cortiça solta.
Mas como avaliar e escolher o melhor isolamento térmico no meio de tanta oferta?
Existem propriedades comuns a todos eles que determinam o seu comportamento. É nestas propriedades que o cliente deve prestar atenção redobrada para a escolha do material.
Entre elas destacam-se, como propriedades chave:
                - A condutividade térmica do material, que é uma grandeza física que mede a capacidade do material conduzir o calor;
                - A massa volúmica aparente ou absoluta, que é uma característica física que permite analisar a concentração de material;
                - O coeficiente de dilatação térmica, que permite analisar as variações de comprimento do material quando exposto a mudanças de temperatura;
                - A impermeabilidade, que permite analisar se o material é insensível à acção da água;               - A permeabilidade ao vapor de água, que é uma característica fundamental para se determinar qual o acabamento a aplicar-se, tendo em conta o fim de utilização a que se destina o espaço;
                - A resistência à degradação, nomeadamente se o material estiver sujeito a acções exteriores como a chuva, neve, vento, fungos, etc;
                - A resistência ao fogo, inclusive a análise da reacção química do material isolante com a chama, nomeadamente a nível da libertação de substâncias físicas durante a combustão;
                - O impacto do material no homem e no meio ambiente, ou seja, a análise da possibilidade de reciclagem do material, da libertação de CFC, da segurança no manuseamento do material e no consumo de Energia.

Qualquer isolante apresenta benefícios consideráveis nomeadamente a nível de ganhos Energéticos e aumento da resistência ao fogo, mas cabe ao Dono de Obra, em muitos casos representado pela Fiscalização, conhecer detalhadamente as propriedades de cada um deles de modo a escolher o mais apropriado.

Por último, destaca-se os líderes em Portugal, deste amplo mercado da comercialização de isolamentos térmicos: Imperalum, Rockwool, Monocapa, Isofloc e Siper.

Sem comentários:

Enviar um comentário