quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Pisos e Revestimentos – características chave a ter em conta quando se escolhe

Os pisos e revestimentos são os elementos que requerem uma atenção especial na escolha. Se por um lado são parte fundamental da decoração, por outro são o elemento exposto a maiores acções de agressividade ao longo do tempo.
Estão expostos a cargas diárias, arrastamento de móveis, humidades da rua, e muito mais… por isso os materiais a escolher para os pisos têm de ser esteticamente agradáveis e adaptados ao local, mas acima de tudo têm de possuir resistência e durabilidade adequada, bem como serem materiais de melhoria do conforto acústico e térmico do imóvel.

A gama de oferta de pisos e revestimentos é elevada e por isso em primeiro lugar, e provavelmente o requisito mais importante, é o local de aplicação.
Um piso tradicional de uma moradia jamais pode ser aplicado num Hospital, essencialmente por questões de higienização, mas o piso hospitalar também não é adequado para aplicar em pisos de escritórios, os materiais internos não são recomendados para aplicar nas áreas externas, etc.
Então em primeira instância há que analisar qual o tipo de material mais adequado para aplicar no local em causa: se executados in situ (autonivelantes, resinas epóxi) ou
manufacturados, se tradicionais (madeira, cerâmica, pedra) ou não tradicionais (vinílicos, linóleos), etc.
Após a escolha do grupo de material tendo em conta o local de aplicação, há que analisar detalhadamente a ficha técnica de cada um deles.
Embora muito diferentes, as seguintes características fazem parte de qualquer produto e devem ser analisadas detalhadamente:
                - a condutividade térmica;
                - a resistência mecânica;
                - a durabilidade;
                - a estanqueidade;
                - o índice de aderência;

Após a escolha do revestimento a utilizar é necessário controlar muito bem a sua execução. Todo o revestimento é aplicado sobre uma camada de assentamento, que por sua vez está sobre betonilha, isolamento térmico, impermeabilização (no caso dos pisos térreos) e elemento estrutural. A execução de cada uma das camadas que constituem o piso deve ser alvo de fiscalização e verificação de requisitos de acordo com a legislação em vigor para cada uma delas.
Após a aplicação é extremamente importante que o utilizador saiba quais os procedimentos a aplicar para a limpeza e manutenção dos pisos e revestimentos.
Muitas vezes os pisos degradam-se precocemente devido à utilização inadequada de produtos e à falta de aplicação de produtos de conservação. Esta última fase, muitas vezes descartada e à qual não se dá atenção, leva à redução do “tempo útil” de utilização do material.

Diferentes tipos de pisos e/ou revestimentos
Pisos e Revestimentos



Sem comentários:

Enviar um comentário