terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Energia hidráulica - os desafios da sua produção

A Energia hidráulica é a mais antiga energia limpa produzida. Iniciada em 1980 em Inglaterra, ganhou terreno e actualmente são muitas as barragens construídas para o reaproveitamento da transformação da água para energia Eléctrica.
Esta transformação ocorre graças ao uso de turbinas hidráulicas que accionam um qualquer equipamento industrial, seja um compressor ou um gerador eléctrico, resultando assim energia eléctrica para alimentação de uma rede de energia. Com uma eficiência que facilmente chega aos 90%, as turbinas hidráulicas são assim as formas mais eficientes para conversão de energia primária em energia secundária.
A Energia Hidráulica é a fonte renovável que se apresenta mais consolidada no mercado, sendo a principal fonte de energia para diversos países, representando cerca de
17% da produção eléctrica de todo o mundo. No ranking dos países com mais produção de energia hidroeléctrica, destaca-se actualmente o Canadá, a China, o Brasil, os Estados Unidos e a Rússia.
Para a produção de Energia é necessário velocidade e portanto a energia hidráulica também não foge à regra. Assim foi necessário ao longo dos tempos readaptar-se os cursos de água existentes, recriando-os desnivelados, onde a gravidade funciona como principal aliada da produção de energia.
Não é portanto difícil associar-se à produção da Energia Hidráulica, as diversas obras de barragens espalhadas por todo o mundo, em que são necessários grandes reservatórios de água e quedas bem acentuadas.
É nesta transformação que residem os desafios à produção de Energia Hidráulica, pois as áreas necessárias para os reservatórios de água são extensas e com impactos ambientais bastante acrescidos, não só no que respeita à alteração dos cursos de água bem como, por vezes, à destruição de habitats de espécies.
É, portanto, necessário um grande estudo prévio, que analise detalhadamente os impactos ambientais de cada barragem, as suas vantagens e desvantagens e uma análise fidedigna dos resultados finais. Por vezes a produção de energia pode não ser justificável para a destruição de áreas produtivas e/ou de grande diversidade biológica.


Produção de Energia
Produção de Energia Hidráulica através da construção de barragens (foto retirada de www.engenhariapt.com)



Sem comentários:

Enviar um comentário