terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Energia Fotovoltaica mais acessível

A produção de Energia Fotovoltaica em grande escala é dispendiosa, essencialmente pelo custo dos materiais base, nomeadamente do material semicondutor presente nos painéis solares, o silício.

O elevado custo deste material deve-se aos diferentes processos necessários para eliminar as impurezas do silício, uma vez que, se trata de um material impuro quimicamente. O material é submetido a processos de purificação através de processos químicos e várias destilações até se obter um silício puro, com apenas um bilionésimo por cento de impurezas.
É neste campo que se iniciam as investigações por parte do Professor Stuart Wenham, da Universidade de New South Wales (UNSW), que criou e está em processo de desenvolvimento um mecanismo de
controlo de átomos de hidrogénio, que permitirá corrigir deficiências no silício.
Ao corrigir-se essas mesmas deficiências, será possível utilizar-se silício de qualidade inferior que será competitivo com as células solares produzidas com materiais de alta qualidade.
A equipa da UNSW tem sido reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento da eficiência de células solares de silício. Este é mais um passo na investigação e que já conta com investidores.
A empresa chinesa Sunergy, estabeleceu uma parceria de cinco anos que será fundamental para o desenvolvimento e aplicação prática da nova tecnologia de controlo da carga de átomos de hidrogénio.
Um investimento a curto prazo que trará muito benefícios futuros na produção da Energia Fotovoltaica, podendo-os tornar líderes no mercado.


Silício para a construção de células de painéis solares
Silício na produção de Energia Fotovoltaica (foto retirada de: http://www.inovacaotecnologica.com.br/)



Sem comentários:

Enviar um comentário