sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Entregue e Inaugurado o Estádio Dunas Arena

O Estádio Dunas Arena, em Natal no Rio Grande do Norte, foi entregue e inaugurado após 29 meses de obra, perfazendo-se assim um conjunto de sete estádios concluídos para a Copa da FIFA 2014.

No centro da cidade este estádio foi concebido para ser reutilizado, podendo ser usado posteriormente como um espaço multi-usos que dará lugar a treinos e jogos dos clubes de Natal, o América e o ABC, mas também albergará concertos, feiras e outros eventos já com programação em vista.
Com um investimento na ordem dos 122 milhões de euros, este estádio tem um design único inspirado nas Dunas de Natal. A cobertura do estádio apresenta 20 módulos independentes com alturas diferentes que simbolizam o movimento das dunas. Estes módulos, em forma de pétalas são feitos em treliças de aço cobertas com telhas de alumínio que possuem isolamento térmico e acústico. As telhas são unidas por policarbonato translúcido o que permite a passagem da luz natural, além de as mesmas possuírem calhas para recolha de águas que
serão armazenadas em nove reservatórios que se encontram por baixo das bancadas e que posteriormente será reutilizada nas Instalações Sanitárias e na irrigação do campo. Também a nível ecológico, destaca-se a utilização de resíduos de construção.
Uma outra preocupação por parte dos projectistas, nomeadamente da equipa de arquitectos do gabinete norte-americano Populous Architects foi garantir e melhorar as condições de segurança em estádios. Neste sentido, o Dunas Arena é composto por 21 rampas de acesso e elevadores internos que ligam directamente os estacionamentos interiores às zonas de bancada, permitindo um acesso directo aos quatro níveis do estádio. Bem como uma reserva de 521 lugares para utilizadores com mobilidade condicionada.
O estádio prevê também um sistema de segurança composto por 200câmeras com capacidade de reconhecimento facial e um sistema de drenagem no campo que permitirá mesmo em dias altamente chuvosos uma óptima drenagem.
Com uma área de 77.000 m2 e capacidade de 42.000 lugares é composto por 38 camarotes Vips, uma sala de conferências, uma sala para os meios de comunicação, um auditório para 250 pessoas, uma zona de ambulatório, zonas de ginásios, zona de quiosques e alimentação e um estacionamento coberto para 2.500 lugares.
Neste momento encontra-se concluído e inaugurado para receber o primeiro jogo a 26 de Janeiro.

FIFA world Cup 2014
Vista exterior do Dunas Arena (foto retirada de http://worldcupapp.net/)



Sem comentários:

Enviar um comentário